Mundo dos Animais

Maus-tratos aos animais: campanha combate abandono crescente no verão

As lutas pelos direitos dos animais continua, mesmo estando já a lei estipulada no Código Penal que proíbe esses maus-tratos. A sensibilização tenta reforçar o papel da lei, que fica aquém do esperado.

"Albert Einstein"
Loading...

O abandono de animais é crime, mas continua a acontecer, sobretudo no verão. Tão importante como a lei é a sensibilização para o problema. Em Lisboa, foi agora lançada mais uma campanha.

O verão é cada vez mais sinónimo de abandono de animais. Por esta razão, a Provedoria Municipal dos animais de Lisboa e a Câmara lançaram uma campanha para sensibilizar contra os maus-tratos e o abandono de animais.

É crime desde 2014, mas nem por isso deixa de ser mais frequentes. Nos últimos cinco anos, em Portugal, foram quase 10.000 os crimes registados por abandono e maus-tratos a animais.

A Campanha Animais e Pessoas surge para que todas as vidas contem. O abandono piorou com a pandemia e com a crise, e a chegada do verão também não ajuda.

Os estudos norte-americanos apontam que 70% dos acusadas de crimes de maus-tratos a animais são já referenciados por crimes de violência contra pessoas.

A campanha pretende ainda incentivar à adoção responsável.

A mensagem é clara, dar voz a quem não a tem, quando a violência vai para além da família humana.