Mundo dos Animais

Ativistas marcham pela "dura realidade" de todos os animais "explorados e torturados"

A marcha, que em Lisboa tem início no Rossio e termina na Alameda, pretende alertar para a "exploração e tortura" de milhões de animais por "tradições, crenças e paladares". Pelo mundo, outros grupos de ativistas juntam-se pela mesma causa.

Marcha pelos direitos dos animais em Lisboa
Loading...

Decorre este sábado, em Lisboa, uma marcha pelos direitos dos animais. A organização pretende alertar para a "dura realidade" dos animais que são "explorados" por "tradições, crenças e paladares". É a quinta Marcha pelos Direitos de Todos os Animais.

O início da concentração está marcado para as 15:30, na Praça D. Pedro IV, no Rossio. A marcha dirige-se, às 16:00, para a Praça da Figueira, também na baixa da capital. Subindo pela Avenida Almirante Reis, termina na Fonte Luminosa, na Alameda, onde alguns oradores terão a palavra.

A iniciativa pretende "dar voz aos milhões de animais" que são "usados, explorados, torturados e mortos" todos os dias por "tradições, crenças e paladares", destaca a organização, em comunicado.

"Este evento pretende unir as vozes das pessoas por todos os animais e luta pelo reconhecimento dos seus direitos que lhes são sistematicamente roubados: o direito a serem livres, o direito à vida, o direito à proteção legal, o direito a um habitat e o direito a serem resgatados", refere.

Com a marcha, a organização pretende ainda lutar pela criação de uma Declaração de Direitos dos Animais.

É a 5.ª Marcha pelos Direitos de Todos os Animais. Começou em 2016, em Londres, pelo grupo Surge. Dois anos depois, tornou-se uma mancha mundial para mostrar a "opressão e instrumentalização" dos animais. Dezenas de milhares de pessoas juntaram-se em vários pontos do mundo, incluindo Lisboa.

A iniciativa na capital portuguesa é organizada pela Animal Save & Care Portugal, que faz parte do "Animal Save Movement", pela Associação Nova Atlântida e pelo Vegans for Love.

"Os animais precisam de TODAS as nossas vozes em uníssono", realça a organização.