Mundo dos Animais

Será esta a porta para gatos mais antiga do mundo?

É na catedral de Exeter, no Reino Unido, que está uma porta com um pequeno buraco, que data do século XVI. Será que era usada por gatos? Apesar das lendas, há evidências que apontam que sim.

Será esta a porta para gatos mais antiga do mundo?

Uma das portas de Catedral de Exeter, no Reino Unido, poderá ser a porta mais antiga do mundo para gatos. De acordo com a própria catedral, foi cortado um buraco na porta para que o gato do bispo pudesse apanhar ratos, entre 1598 e 1621.

Segundo a historiadora, Diane Walker, entrevistada pela BBC, há muitas lendas que envolvem aquela porta, no entanto, há factos que sobrepõem às histórias inventadas.

“Temos um registo que diz que houve um pagamento de oito centavos para os carpinteiros abrirem um buraco nesta porta para o bispo Cotton, que veio para cá em 1598", disse à televisão britânica.

Outro registo mostra que os gatos faziam parte dos gastos da catedral de Exeter, na altura, uma vez que havia um problema com roedores.

A historiadora Diane Walker comprovou, à BBC, que este é um dos primeiros exemplares de portas para gatos. “É provável que haja buracos noutras portas que não têm registo de quando foram cortados, então quem sabe, é bom pensar que esta é uma das primeiras”, concluiu.