Mundo dos Animais

Morreu o cão mais alto do mundo, Zeus tinha três anos

O Dogue Alemão que conquistou o icónico título de recorde em 2022 por ser o cão mais alto do mundo, morreu com apenas três anos. Zeus tinha um metro e quatro centímetros de altura. Em novembro iria celebrar o seu quarto aniversário.

Morreu o cão mais alto do mundo, Zeus tinha três anos
Livro de Recordes do Guinness

Zeus, o cão mais alto do mundo, morreu esta terça-feira, aos três anos de idade, devido a um cancro nos ossos. Apesar de ter sido submetido a uma cirurgia de amputação da pata direita, o dogue alemão desenvolveu, posteriormente, pneumonia.

Quando Zeus foi diagnosticado com cancro, a sua dona, Brittany Davis, criou uma página online de angariação de fundos para pagar os tratamentos, conseguindo reunir mais de 11 mil euros. Apesar da união de esforços, e uma equipa de veterinários muito atenta ao caso clínico do cão, Zeus teve de passar uma amputação da pata dianteira direita. Posteriormente, desenvolveu uma pneumonia, que surgiu após essa operação.

“O Zeus era um cão muito especial. Era gentil, amoroso, muito teimoso, mas sempre feliz em ver família e muitos, muitos amigos em aventuras por Dallas e Fort Worth”, descreveu o Guinness.

Zeus era o centro das atenções em qualquer lugar. A família do cão mais alto do mundo, que vive no Texas, nos Estados Unidos, já estava habituada a pedidos insólitos, que normalmente surgiam depois de lhe perguntarem se estavam a passear “um cavalo” de trela.

"Estamos muito gratos pelo tempo que passamos com o Zeus. Ele trouxe tanta alegria e felicidade para muitas pessoas. A sua falta será profundamente sentida por toda a nossa família. O Zeus tinha os melhores médicos e enfermeiros 24 horas por dia para ajudá-lo, mas no final, ele estava muito doente”, disse ao Guinness a sua dona.

Era considerado um “gigante gentil”, que convivia pacatamente com os três outros cães da família, pastores australianos.