SOS Animal

Afonso Pimentel: Thriller é um podengo que "faz parte das nossas vidas" e "ajuda-me no controlo da ansiedade"

Afonso Pimentel partilha a importância do seu terceiro filho Thriller, um podengo "esperto que nem um alho", adotado em família e para a família. O ator é entrevistado no programa “SOS Animal - Ser Por Todos os Seres”, apresentado por Sandra Duarte Cardoso, que alerta para a importância do bem-estar animal e da proteção da natureza.

Loading...

É um dos atores da sua geração com mais reconhecimento na sociedade portuguesa. Afonso Pimentel conta que a paixão pelos animais não foi muito incutida pelos pais, mas foi acontecendo.

“Tive um cãozinho quando era muito puto, aliás, antes disso, tive um hamster, andavam soltos pela casa, uma cena mesmo fora porque não gostava disso da jaula e não correu bem”, diz na entrevista ao programa “SOS Animal - Ser Por Todos os Seres”

O ator lamenta que o cão que teve em criança tenha sido comprado e admite que a família não estava preparada.

"Não sabíamos o que era ter um bichinho... Tivemos o cão durante bastante tempo, mas percebemos que não tínhamos condições para o ter. Entretanto, uns amigos nossos que tinham uma quinta queriam muito ter um cão, fomos lá uma vez passar um fim de semana e, embora tenha sido a melhor coisa para o cão, que viveu durante 13, 14 anos numa quinta solto, e íamos lá visitá-lo frequentemente, foi muito duro.

A separação? Sim, porque era muito puto, mas foi bom também para perceber - 'só vou ter se tiver condições'", recorda Afonso Pimentel.

Só bem mais tarde, depois de ser pai, começou a pensar nessa possibilidade. Foi uma decisão ponderada que exigiu uma preparação prévia.

"Começámos a pesquisar, a falar com pessoas", até que surgiu a associação "Patas Errantes" e o encontro com o Thriller.

"Foi muito, muito fora, porque quando o fomos ver pela primeira vez, a estava ele a a mãe. Eh pá e eu e a Liliana pensámos em adotar também a mãe", mas a cadela tinha um problema de saúde precisava de fazer o desmame do filho para ser tratada.

"Portanto, nós ao trazermos o Thriller, indiretamente ajudámos nas duas situações. Entretanto, ela já foi adotada", acrescenta.

Papel do Thriller no controlo da ansiedade

Afonso Pimentel confessa depois da adoção do Thriller, a sua vida mudou. Tal como os filhos o fizeram mudar, também o pequeno podengo contribuiu para se tornar uma pessoa melhor.

"Ele faz parte da nossa vida e faz parte das nossas alegrias, dos momentos mais tensos. Obriga-me a mim a tentar manter a calma e tentar transmitir-lhe a ele calma, e isso a mim, se quiseres todas as coisas que ele tem contribuído para alguma diferença em mim e nesse sentido, no controlo da ansiedade", explica.

Em defesa dos animais, o ator, que não alinha em chavões curtos, diz que até "a maior besta do mundo, se passar uma semana de contato íntimo com um bichinho desses" acaba por mudar e isto "diz muito sobre a importância que os bichinhos podem ter na nossa vida".

"Acho que a ligação, a empatia que desenvolves obriga-te a parar, é impossível que não te mude para melhor. E se nem isso resulta, é pá, então há aí mesmo um problema clínico (...) O problema é que nós não paramos e eles obrigam-nos a parar", conclui o ator, em entrevista ao programa “SOS Animal - Ser Por Todos os Seres”.

Neste episódio, testemunhamos como os animais conseguem trazer emoções maravilhosas à vida dos humanos. Descobrimos que já é possível reciclar água e que a natureza não é apenas um recurso, é a fonte da nossa vida proteger o planeta e investir no nosso próprio bem-estar.