Andreia Rodrigues, reconhecida profissional de televisão e embaixadora da SOS Animal há mais de uma década, é mãe de dois cães e duas humanas. Pensou ser veterinária, mas a vida tomou outro rumo. Ainda assim, conta, neste episódio, que a investigação sempre foi algo que a fascinou e que até hoje procura saber além do conhecimento básico.
Andreia já foi rosto de diversas campanhas de sensibilização para os direitos dos animais e não se cansa de apelar à consciencialização.
"Tenho sempre uma preocupação com os animais. Não tenho dúvidas que é um caminho longo a fazer ainda nesse nesse sentido e, no que diz respeito aos animais de consumo, acho que há ainda um trabalho gigantesco", refere a apresentadora.
A produção em larga escada de animais para consumo frequente envolve práticas que levantam preocupações éticas e de bem-estar animal.
"Não faz sentido dizermos 'eu adoro os animais e sou contra o sofrimento deles', mas depois não interessa saber de onde é que vem a carne e qual é o processo até chegar ao meu prato", sublinha.
A embaixadora da SOS Animal apela ao "respeito e dignidade por aquilo que os animais representam e pelos seres vivos que são. Eles merecem isso".
Andreia Rodrigues confessa que come carne, mas fá-lo de "forma consciente", nunca tendo mentido às filhas Alice e Inês sobre aquilo que é servido no prato.
"As crianças têm de saber o que comem. É assim que a sociedade evolui", acredita.
"Roma, a minha filha canina"
Foi com a Roma que Andreia aprendeu a amar incondicionalmente, admite. E por se tratar de amor, "há uma série de cuidados que são essenciais para o bem-estar do animal", tendo procurado saber "sobre a educação e os estímulos que são importantes para fazê-los sentir bem".
"Cães são cães, mas não deixo de ter amor por eles. São os meus filhos caninos, apesar de não serem filhos humanos, são filhos também", descreve.
Andreia acredita que "os animais vivem menos tempo, porque já nasceram a saber amar de forma livre".
"Eles amam, eles dão tudo sem esperar nada em troca. Já um ser humano precisa de uma vida inteira e de muitos anos para tentar chegar perto daquilo que é a entrega de um animal", sublinha.
Uma sensibilidade diferente
"Na minha segunda perda gestacional, eu lembro-me de chegar a casa e Roma estava lá. Eu abracei-a chorar, e ela, que é muito ativa, enérgica e sempre a correr de um lado para o outro, de repente, ficou sossegada", recorda.
O programa, apresentado por Sandra Duarte Cardoso, tem como objetivo sensibilizar o público para a importância do bem-estar animal e da proteção da natureza, destacando histórias de superação e cuidado animais em situações de vulnerabilidade bem como iniciativas de conservação de ambiental.

