SOS Animal

Sandra Barata Belo: "Quem não respeita a casa onde vive também não se respeita a si mesmo, como é que vai respeitar os animais?"

A atriz Sandra Barata Belo é entrevistada no quarto episódio do "SOS Animal - Ser Por Todos os Seres", um programa apresentado por Sandra Duarte Cardoso que alerta para a importância do bem-estar animal e da proteção da natureza.

Loading...

Preservar as florestas não é apenas uma escolha, mas sim uma necessidade, até porque são a essência da sobrevivência humana e da biodiversidade que nos rodeia. A atriz Sandra Barata Belo, uma amante da natureza, há muito que despertou para a importância da proteção animal e ambiental.

Resgatar animais é algo frequente na vida da atriz, até porque os animais procuram-na, confessa.

"Nessas situações fico sempre aflita, nunca sei muito bem o que é que hei de fazer", assume.

Nota que, apesar de querer auxiliar sempre um animal desprotegido, em determinadas situações, sente "algum medo":

"Quando são cães tenho algum medo porque sei que o animal está frágil, não sei se me vai atacar e, então, às vezes fico com receio de o colocar no carro e, normalmente, peço ajuda".

Sociedade trata os animais “como mercadoria”

Diz também que quando se depara com animais presos por correntes denuncia a situação às autoridades, bem como a associações de regaste animal. No entanto, a maior parte das vezes, lamenta, a denúncia não surte efeito.

"Eu sei que aqueles animais não estão a ser tratados dignamente. Mas também acho que isso é repensar como é que a sociedade toda pensa os animais, tratam-nos como mercadoria", sublinha.

E para respeitarmos mais os animais, a atriz considera que é essencial "ir mais atrás e termos mais respeito por nós".

"Nós não temos respeito por nós próprios, quase não merecemos estar aqui neste planeta porque sujamos, atiramos cigarros para o chão, lixo, cortamos árvores só porque sim. Portanto, isso para mim não parece que seja respeitar a casa onde se vive. Quem não respeita a casa onde vive também não se respeita a si mesmo, como é que vai respeitar os animais?, questiona.

"O lucro é o cancro da sociedade"

Num país onde muitos lutam diariamente para pagar as contas e colocar comida na mesa, as causas ambientais e de defesa animal ficam para segundo plano, refere Sandra Barata Belo. Um dos culpados? "O lucro":

"É o cancro da sociedade e, enquanto os homens e as mulheres estiverem preocupados com o lucro, não vão conseguir olhar para estas questões nobres e não vão querer saber o que está para a frente."

Mas o lucro não é o único responsável, considera a atriz.

"Os políticos obedecem também a esta parte. É a economia, é o PIB, é o crescimento, é a dívida externa. Andamos muito mais preocupados com isto", lamenta.

Novo aeroporto “vai comprometer uma série de espécies”

Um dos grandes problemas futuros em Portugal, crê Sandra Barata Belo, será a construção do novo aeroporto, que levará a "um abate de árvores gigantesco", mas não só:

"Vai comprometer uma série de espécies, a biodiversidade. Se não houver biodiversidade, não vai haver vida".

Revela ainda que não tem mais animais em casa por falta de capacidade porque, no seu entender, são uma ótima companhia com quem os humanos deveriam aprender mais.

" [Os animais] São tão calmos, são tão o aqui e o agora, são tão o reflexo de como tudo podia ser. Eles também se matam uns aos outros – alguns deles, outros não -, mas não escravizam ninguém, não exploram ninguém, não limitam ninguém a viver dentro de uma cela nem retiram os filhos às mães", afirma.

Por isso, deixa a questão: "O que é que nos aconteceu para ficarmos assim com esta doença do lucro e do ego?"

Como desparasitar o seu animal e outros projetos sustentáveis

Neste episódio de "SOS Animal - Ser Por Todos os Seres" explicamos também como é que deve desparasitar corretamente o seu animal de estimação e expomos um dos casos mais preocupantes dos oceanos: as raias e o tubarões, os guardiões do oceano, estão fortemente ameaçados.

A perda de área verde e a monocultura são também "problemas alarmantes" que devem preocupar todos os cidadãos. Nesse sentido, damos a conhecer os projetos conduzidos pela associação Reflorestar Portugal.

Poderá ainda conhecer o projeto eco friendly que tem como relações-públicas um gato adotado à SOS Animal e o hotel sustentável que permite o alojamento com animais de estimação em bungalows.