Orçamento do Estado

Educação no OE 2025: professores pedem maior investimento no setor

A poucos dias de ser conhecido o Orçamento do Estado para o 2025, o ministro da Educação assegura que o valor das propinas não vai ser descongelado. Mas os sindicatos dos professores pedem um aumento do investimento no setor que chegue aos 6%.

Loading...

A curta declaração do Ministro da Educação colocou fim a meses de incerteza, sobretudo, para os estudantes. “Não vai haver aumento de propinas este ano nem no próximo ano letivo”, garantiu Fernando Alexandre.

Até ao final do ano letivo de 2025/2026, o valor das propinas, fixado atualmente nos 697 euros, não vai sofrer alterações, apesar do Governo afirmar que tem uma posição diferente do anterior Executivo e de defender a independência financeira das instituições.

A poucos dias de ser conhecido o Orçamento do Estado 2025 (OE2025), esta é por agora a única certeza na Educação.

Pedem 6% do PIB para a Educação

Os sindicatos querem que Portugal siga os exemplos internacionais no OE 2025, pedindo 6% do PIB para o setor.

Este é o principal ponto que une as diferentes estruturas sindicais, que desejam que o Governo passe das palavras aos atos.

Depois das negociações sobre a recuperação do tempo de serviço congelado, esta será mais uma prova de fogo para o Fernando Alexandre, que ainda este mês vai começar a rever o estatuto da carreira docente.