Orçamento do Estado

OE pode ser viabilizado pelo Chega? Ventura chuta o “irrevogável” e escuda-se na bancada parlamentar

André Ventura esteve, esta terça-feira, reunido com os 50 deputados do partido na Assembleia da República, para discutir a posição que o partido deve tomar em relação ao Orçamento do Estado de 2025. Depois de ter, há muito, anunciado o voto contra, agora a viabilização é uma hipótese para o Chega.

Loading...

Afinal, o Orçamento do Estado pode vir a ser aprovado pelo Chega. André Ventura voltou atrás com a decisão “irrevogável” de votar contra a proposta do Governo e afirma que fará tudo para evitar uma crise política.

Em setembro, salvar o Orçamento do Estado era coisa que o Chega nunca iria fazer.

"O Chega vai votar contra este Orçamento do Estado”, declarava, na altura, André Ventura. “E não é um “irrevogável” como o outro de há dois anos atrás. É um “irrevogável” de quem tem palavra”, sublinhava.

Mas a palavra “irrevogável” parece mesmo ter um outro significado na política portuguesa e dura o tempo que for necessário. Três semanas depois, o discurso de André Ventura é diferente.

"O presidente do Chega hoje vai ouvir a bancada parlamentar. Não vai levar propostas à bancada parlamentar. Vai ouvi-las. Vai ouvir o que dizem os seus deputados de todos os distritos sobre isto”, disse, esta terça-feira, o líder do partido.

“Hoje não é a minha posição, é a posição do grupo parlamentar”, alegou, acrescento que o partido “tudo” fará para “evitar uma crise política”.

Fica só um passo de gigante para trás e um pontapé ao irrevogável, com a bancada do Chega a servir de escudo para a mudança de posição.

Como estão Governo e PS?

E enquanto o Chega vai e vem, PS e Governo continuam num impasse, sem que o Governo tenha respondido à contraproposta dos socialistas.

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte declarou-se, esta terça-feira, de que acabará por “vingar” o “sentido de responsabilidade”.

“O Governo está com muita tranquilidade, com muita serenidade”, assegurou, em relação às conversas que tem mantido com a oposição sobre o Orçamento do Estado.

Questionado pela SIC, o PS não responde sobre as recentes notícias que dão conta de um afastamento entre os socialistas e o Governo. Mas fonte da direção do partido garante que as conversas sobre o Orçamento não têm passado entre Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro.