O ministro das Finanças, Fernando Medina, disse esta quarta-feira que a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,9%, inscrita na proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), é “historicamente elevado”.
“O valor de 4,9% [de crescimento económico] é um valor historicamente muito elevado“, disse durante a conferência de imprensa de apresentação da proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE 2022), no Ministério das Finanças, em Lisboa.
O governante explicou que a proposta do OE 2022, entregue esta quarta-feira no Parlamento, integra um ajuste do cenário macroeconómico no sentido de refletir a descida das previsões relativamente ao crescimento do PIB.
Realçou que “o cenário macroeconómico está totalmente em linha com as projeções das principais instituições portuguesas”, como o Banco de Portugal e o Conselho das Finanças Públicas, anunciando que esta instituição já procedeu ao endosso do cenário.
“O nosso Orçamento do Estado responde, ou encerra, seis prioridades fundamentais”, afirmou, elencando que pretende “prosseguir a consolidação orçamental, mitigar o choque geopolítico, reforçar o rendimento das famílias, apoiar a recuperação das empresas, investir na transição climática e digital e recuperar os serviços públicos.
A proposta orçamental foi entregue esta quarta-feira na Assembleia da República, sendo a primeira assinada por Fernando Medina como ministro da tutela.
SAIBA MAIS
- Redução do ISP equivalente a descida do IVA prevista para dois meses
- Nova proposta do Orçamento do Estado confirma desdobramento dos 3.º e 6.º escalões do IRS
- Governo mantém previsão de défice de 1,9% do PIB para este ano
- Governo corta ligeiramente crescimento do PIB para 4,9% este ano
- OE 2022: Governo recua e já não vai duplicar a “taxa Netflix”
- Governo estima subida da inflação para 4% este ano