O PSD apresentou um pacote de propostas de alterações ao Orçamento do Estado onde consta a atualização em 4% dos salários da função pública, correspondendo à taxa de inflação prevista para este ano.
“O PSD propõe uma atualização de 4% que corresponde à inflação prevista pelo Governo no próprio OE, quer para os salários na função pública, quer para os escalões de IRS, quer para o indexante de apoios sociais”, afirmou, em conferência de imprensa na Assembleia da República, o líder da bancada parlamentar social-democrata, Paulo Mota Pinto.
Nesta conferência de imprensa – onde esteve acompanhado pela vice-presidente do grupo parlamentar para a área do Orçamento e Finanças, Paula Cardoso, e pelo coordenador do PSD na Comissão de Orçamento e Finanças, Duarte Pacheco -, Paulo Mota Pinto afirmou que as propostas orçamentais do PSD — “mais de uma centena” — visam “obrigar ou levar o PS a cumprir aquilo que prometeu na campanha eleitoral”.
Afirmando assim que a atualização dos salários em 4% pretende “repor em parte o poder de compra que já foi perdido, e que será perdido neste ano de 2022, por efeito da inflação”, Paulo Mota Pinto acrescentou que é uma proposta “que corresponde ao cumprimento de uma promessa do PS”.
Nesse sentido, o líder parlamentar social-democrata escusou-se a dizer como é que essa medida seria financiada, afirmando que “é o Governo que deve encontrar a contrapartida [orçamental] para essa promessa”.
“Se, até 30 de janeiro, o Governo garantia que ia aumentar os salários mínimos e médio, se, entretanto, o próprio Governo prevê uma inflação de 4%, não se compreende que não cumpra essa promessa, e nós vamos criar as condições para que tenha de o fazer, e acho que ele deve encontrar a compensação (…) porque corresponde a uma promessa do PS”, argumentou.
Saiba mais:
- OE 2022: PCP propõe passes gratuitos para jovens, estudantes e maiores de 65 anos
- OE 2022: Iniciativa Liberal propõe fim gradual de importações de gás russo
- Ministro da Economia avisa que qualquer erro a lidar com a inflação “pode ter consequências dramáticas”
- Falta de médicos de família: ministra da Saúde escuda-se na discussão do Orçamento do Estado
- Ministro da Cultura diz que orçamento para o setor duplicou desde 2016
- Críticas ao OE2022: Medina fala em falta de credibilidade da direita e critica esquerda
- Taxa de retenção de recém-especialistas no SNS aumentou para 89% em 2021
- OE 2022: Livre e PAN querem negociar medidas com o Governo
- OE 2022: TAP vai receber mais 990 milhões de euros?