Portugal conta, atualmente, com quatro cardeais elegíveis para escolher o próximo Papa. São eles Américo Aguiar, José Tolentino de Mendonça, Manuel Clemente e António Marto. A eles, juntam-se mais dois, que sendo, também cardeais, não podem votar por terem mais de 80 anos.
São eles José Saraiva Martins, de 93 anos, e Manuel Monteiro de Castro, de 86 anos. Chegaram a Cardeais ainda pela mão de outros Papas.
Américo Aguiar
É o mais novo dos Cardeais portugueses e o último que foi, segundo o termo usado, criado enquanto esteve à frente da Jornada Mundial da Juventude.
Nasceu em Leça do Balio, Matosinhos, e antes de entrar para a vida religiosa, chegou a ser conselheiro na Câmara Municipal da Maia. O seminário fê-lo no Porto: tem também um mestrado em Ciências da Comunicação.
Foi cabeça-de-lista ao Conselho Superior do Futebol Clube do Porto, em apoio a Pinto da Costa. Mudou-se para Lisboa em 2019 e foi nomeado Bispo Auxiliar quando era Patriarca Manuel Clemente. Desde Setembro de 2023 é Bispo de Setúbal.
José Tolentino de Mendonça
É, no Vaticano, o prefeito, ou seja responsável do Dicastério para a Cultura e Educação. Nasceu no Funchal, onde foi ordenado. Estudou em Roma, onde voltaria anos mais tarde para dar aulas. Doutorou-se em Teologia Bíblica.
Professor, entre Portugal e Itália, sempre ligado à academia, saiu da Madeira para ser capelão na Universidade Católica em Lisboa. A vida de Tolentino mudou em 2018 quando o Papa Francisco o convidou para organizar exercícios espirituais para a Cúria Romana.
- Cardeal José Tolentino Mendonça recebe Prémio Pessoa
- Lisboa atribui Medalha de Honra da Cidade a Tolentino de Mendonça
No espaço de um ano era Arcebispo, responsável pela Biblioteca e pelo Arquivo Secreto do Vaticano. Em 2019 passou a ser Cardeal e a ter direito de voto num Conclave. É escritor premiado com dezenas de livros sobre fé publicados.
Manuel Clemente
Foi Patriarca de Lisboa por mais de uma década e também Bispo do Porto. Nascido em Torres Vedras, é especialista em História da Teologia, também tem vários livros publicados.
Estudioso e professor, tem uma longa carreira de posições ocupadas na Igreja: de reitor no Seminário dos Olivais a Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.
Agora emérito, o final do mandato em Lisboa coincidiu com um período difícil para a Igreja em Portugal: o estudo promovido pela própria Igreja sobre Abusos Sexuais de Crianças elaborado pela Comissão Independente. Em 2015, foi criado Cardeal pelo Papa Francisco.
António Marto
É o eleitor com mais idade entre os portugueses com 77 anos. Cardeal desde 2018, foi Bispo de Leiria-Fátima, de Viseu e auxiliar em Braga. Nasceu em Chaves, foi ordenado há mais de 50 anos.
Doutorado em Teologia em Roma, exerceu diversos cargos académicos, especialmente no Porto. Em Fátima, como Bispo, recebeu não só o Papa Francisco como o Papa Bento XVI.