Papa Francisco

Papa Francisco passou mais uma "noite tranquila"

No último boletim, de sexta-feira, foi referido que o Sumo Pontífice passou o dia em repouso, sem crises respiratórias e com um estado clínico "estável, mas complexo".

Papa Francisco passou mais uma "noite tranquila"
Vatican Pool

O Papa Francisco, que está hospitalizado há mais de três semanas com uma pneumonia bilateral, passou mais uma noite “tranquila” e continua a descansar, informou o Vaticano este sábado.

"A noite passou calmamente. O Papa está a descansar", afirmou a Santa Sé na breve mensagem que costuma enviar todas as manhãs, antes de dar mais pormenores sobre o estado de saúde de Francisco ao longo do dia, normalmente ao meio-dia e ao final da tarde.

No último boletim, de sexta-feira, foi referido que o Sumo Pontífice passou o dia em repouso, sem crises respiratórias e com um estado clínico "estável, mas complexo", no seu 22.º dia de internamento no hospital Gemelli, em Roma.

Prognóstico mantém-se reservado

O pontífice argentino não sofreu mais crises ou insuficiências respiratórias e passou o dia em repouso no apartamento papal, no 10.º andar do hospital romano, informou o Vaticano. Rezou durante cerca de 20 minutos na capela, acompanhado pelo pessoal médico, e desempenhou também algumas atividades de trabalho, entre as quais a assinatura de alguns documentos.

O prognóstico do Papa permanece reservado, ou seja, os médicos não sabem como irá evoluir o seu estado de saúde, enquanto continua a receber oxigénio a altos débitos, alternando à noite com ventilação mecânica não invasiva, com máscara.

Está também a fazer fisioterapia respiratória e motora.