Caixão do Papa Francisco fechado, mais de 250 mil pessoas prestaram homenagem
Luca Bruno

Terminado

Papa Francisco

Caixão do Papa Francisco fechado, mais de 250 mil pessoas prestaram homenagem

Esta sexta-feira é o último dia do velório do Papa Francisco. Mais de 250 mil pessoas já passaram pela Basílica de São Pedro, onde Francisco ficará até amanhã. O Sumo Pontífice vai ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, perto do altar de São Francisco. Acompanhe ao minuto o adeus ao Papa Francisco.

Todo o direto

Obrigada por nos ter acompanhado

Caixão do Papa Francisco fechado, mais de 250 mil pessoas prestaram homenagem

SIC Notícias

O nosso liveblog termina por aqui. Obrigada por nos ter acompanhado em direto e ao minuto.

Capela Sistina é famosa pela arquitetura e pelas pinturas de artistas que marcaram o Renascimento

Loading...

A Capela Sistina é o local onde vai acontecer a eleição do novo Papa. Após a morte de Francisco, os cardeais da Igreja Católica Romana irão reunir-se nesta capela, durante as próximas semanas.

Francisco (que nunca escondeu a paixão pela música) tinha coleção de 2 mil discos

Loading...

Francisco nunca deixou de confessar a paixão pela música, que cultivava desde criança quando ouvia ópera na rádio com a mãe. Chegou a trabalhar como porteiro de uma discoteca na Argentina para ajudar a pagar os estudos. Enquanto Sumo Pontífice, promoveu encontros com vários músicos.

Séries e filmes sobre Francisco e Vaticano com maior procura depois da morte do Papa

Loading...

O processo de eleição do Papa e a vida de Francisco têm inspirado séries de televisão e filmes. No dia em que morreu, aumentaram as visualizações destes conteúdos nas plataformas de streaming.

Velório público do Papa Francisco terminou, o que se segue?

Loading...

O funeral e o enterro do Papa Francisco decorrem este sábado, a partir das 09:00, em Roma. São esperadas milhares de pessoas.

Presidente moçambicano presente nas exéquias

Caixão do Papa Francisco fechado, mais de 250 mil pessoas prestaram homenagem

Lusa

O Presidente de Moçambique confirmou hoje a participação nas exéquias do Papa Francisco.

"A participação do Presidente Chapo nas exéquias do Papa Francisco traduz o profundo respeito e a solidariedade do povo moçambicano para com a Igreja Católica e a comunidade internacional, neste momento de dor e homenagem à vida e legado do Santo Padre", avançou o Gabinete da República, em comunicado.

Daniel Chapo será acompanhado pela primeira-dama, Gueta Chapo, e pelo ministro da Justiça, Assuntos Constituições e Religiosos, Mateus Saize.

Milhares despediram-se do Papa no último dia de velório

Loading...

Esta sexta-feira foi o último dia do velório do Papa Francisco. Milhares esperaram para o ver. O caixão já está fechado.

Aguiar-Branco destaca figura que "prestou relevantes serviços à humanidade"

Caixão do Papa Francisco fechado, mais de 250 mil pessoas prestaram homenagem

Lusa

O presidente da Assembleia da República recordou o Papa Francisco como "uma figura absolutamente única e que prestou relevantes serviços à humanidade" e considerou que a unanimidade do voto de pesar foi "um momento importantíssimo para a democracia".

"Eu acho que o significado é do grande respeito que o povo português e o Estado português tem por uma figura absolutamente única e que prestou relevantes serviços à humanidade", afirmou o presidente do parlamento em declarações à RTP à chegada a Roma.

Aguiar-Branco vai estar presente, no sábado, no funeral do Papa Francisco, juntamente com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel.

O presidente da Assembleia da República considerou que "faz todo sentido que a delegação portuguesa, numa última homenagem, seja constituída pelas mais altas figuras do Estado".

José Pedro Aguiar-Branco salientou também a aprovação no Parlamento, esta manhã, de um voto de pesar pela morte do Papa Francisco.

"Hoje vivemos na Assembleia um momento de exceção, um momento em que todo o parlamento e todos os grupos parlamentares, por unanimidade, fizeram a aprovação de um momento importantíssimo para a democracia portuguesa, um momento também único para Portugal e isso acho que expressa bem aquilo que é o respeito que todo o povo português aqui, por via dos seus representantes, tributam ao Papa Francisco", defendeu.

Marcelo diz que será "muito difícil" escolher sucessor do Papa Francisco

O Presidente português, que está em Roma para marcar presença nas cerimónias fúnebres de Francisco, fala numa “grande perda”. Afirma também que é impossível dizer se o próximo papa poderá ser português.

Zelensky admite faltar ao funeral

Caixão do Papa Francisco fechado, mais de 250 mil pessoas prestaram homenagem

Lusa

Caixão do Papa Francisco fechado, mais de 250 mil pessoas prestaram homenagem
Alina Smutko/Reuters

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, coloca em dúvida a sua presença no funeral do Papa Francisco, no sábado em Roma.

"Se tiver tempo, estarei certamente lá", disse hoje Zelensky aos jornalistas, referindo-se a reuniões militares que deverá realizar nesse dia em Kiev e que desconhece "quanto tempo vão demorar".

O Presidente ucraniano indicou que, se não puder comparecer no funeral de Francisco, o seu país estará representado "a um nível apropriado", através do ministro dos Negócios Estrangeiros e da primeira-dama.