Papa Leão XIV

ENTREVISTA SIC NOTÍCIAS

"O Papa Leão XIV tem uma sensibilidade universal dentro daquele coração"

O patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, descreve o novo pontífice como uma pessoa simples e próxima, que pretende seguir os caminhos abertos pelo seu antecessor.

Loading...

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de Chicago, foi esta quinta-feira eleito papa pelos 133 cardeais reunidos em Roma e assumiu o nome de Leão XIV.

Os cardeais reunidos na Capela Sistina elegeram o 267.º bispo de Roma e também líder da Igreja Católica no segundo dia do conclave. Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o primeiro norte-americano a ser eleito Papa.

Em entrevista na Edição da Noite, da SIC Notícias, patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, descreve o novo sumo pontífice com uma pessoa "extremamente simples", revelando uma sensação de proximidade.

"O Papa Leão XIV tem uma sensibilidade universal dentro daquele coração. Ele vive as dificuldades, as angústias, as amarguras das pessoas e do mundo, como se os problemas fossem dele", disse D. Rui Valério.

Para o bispo titular da diocese da capital portuguesa, Leão XIV demonstrou à "exaustão" que está para percorrer os caminhos abertos pelo Papa Francisco.

Quem é Leão XIV?

O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito Papa pelo colégio cardinalício, ao segundo dia do conclave que se seguiu à morte do Papa Francisco no dia 21 de abril.

O novo Papa, assumiu o nome de Leão XIV, e era até agora Prefeito do Dicastério para os Bispos, desde 12 de abril de 2023.

Considerado um progressista ou reformista, foi criado cardeal pelo Papa Francisco no Consistório de 30 de setembro de 2023.

Nascido em Chicago, Estados Unidos, o novo Papa tem ascendência espanhola e nacionalidade peruana, e pertence à Ordem de Santo Agostinho.

O regresso do Leão: o nome do novo Papa carrega um legado de coragem, autoridade e reforma