Papa Leão XIV

Água da Gronelândia benzida pelo Papa Leão XIV vai percorrer o Brasil até chegar à COP30

O objetivo desta iniciativa é aproximar a igreja da ciência e ação ambiental.

Loading...

O Papa Leão XIV enviou água benta para o Brasil para a COP30, depois de a ter benzido numa conferência sobre justiça climática que decorreu em Castel Gandolfo, em Itália.

A água foi apresentada numa cerimónia no Cristo Redentor, presidida pelo vigário episcopal para o Meio Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro.

O objetivo desta iniciativa é aproximar a igreja da ciência e ação ambiental.

A água benzida pelo Papa Leão XIV vem de um bloco de gelo derretido da Gronelândia e está a viajar por vários locais religiosos no Brasil antes do início da cimeira que arranca já na próxima segunda-feira.

Um contexto global de prioridades em mudança

A COP30 decorre num momento delicado para a diplomacia climática. Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump tenta reverter políticas ambientais adotadas por administrações anteriores, incluindo a reentrada no Acordo de Paris decidida por Joe Biden.

Na Europa, a desaceleração económica e os custos da transição energética têm levado vários governos a abrandar metas e reduzir investimentos verdes.

Alguns países ponderam mesmo não enviar representantes de alto nível, como manifestou a Áustria, sinal de que o clima pode estar a perder centralidade na agenda política global.

Os pequenos Estados insulares - que enfrentam diretamente o aumento do nível do mar - admitem diminuir o tamanho das suas delegações por falta de recursos.