O Casa Pia reagiu a toda a polémica em torno dos acontecimentos que marcaram o jogo no estádio do Dragão e defendeu o seu treinador adjunto, Vasco Matos visando Sérgio Conceição, sem nunca referir o seu nome.
Em comunicado, os ‘gansos’ salientam os valores do clube centenário, defendem Vasco Matos, treinador adjunto do clube.
“O Casa Pia Atlético Clube foi fundado com base em três valores fundamentais: Cultura, Solidariedade e Desporto. É sobretudo através do rigor, da educação, da responsabilidade social, da solidariedade e da cultura que o clube tem delineado o seu percurso e pautado a sua atuação em todas as suas facetas e modalidades”, começa o clube por escrever no comunicado.
O clube prossegue dizendo que “são estes valores que os seus atletas, treinadores e dirigentes, defendem. O Vasco Matos, é um destes homens que com o seu profissionalismo (…) é merecedor da lealdade e solidariedade da restante equipa técnica, atletas, estrutura e Direção”.
O gesto polémico de Sérgio Conceição
O encontro de domingo terminou com a vitória por 2-1 do FC Porto e com muita confusão no relvado, entre elementos dos dois bancos, acabando o treinador dos “dragões” por ser apanhado pelas câmaras a fazer um gesto polémico, dando a ideia de que o adversário teria sido financeiramente incentivado a ganhar ao FC Porto.
O Casa Pia sem nunca fazer alusão ao FC Porto, Pinto da Costa e Sérgio Conceição deixam um recado onde referem que o clube pretende salvaguardar a "promoção do desporto nacional, sobretudo a futebol português, pelo que “mão confunde as ações dos homens com as instituições que dizem representar”.
Apesar da nota oficial, o Casa Pia garante que não quer alimentar polémicas.
“Não tem sido nem será nossa política alimentar quaisquer polémicas, no entanto sempre que necessário assiste o direito e o dever de defender a instituição”.
Os “gansos” terminam a nota referindo que o êxito que o clube atingiu "assentam nos valores que sempre defendeu, designadamente a independência e isenção, e apesar do que algumas 'vozes' teimam reproduzir, estes valores serão sempre os pilares da atuação desta instituição".