Primeira Liga

Análise

Dérbi na Luz: o histórico e a importância de cada treinador

A dois dias do dérbi lisboeta, Pedro Fatela destaca o encontro Benfica-Sporting na análise à atualidade desportiva e o papel de cada treinador no desempenho das equipas, que considera muitas vezes "determinante para o resultado final".

Loading...

O Benfica recebe o Sporting na sexta-feira. O clube da Luz parte mais pressionado para o dérbi lisboeta, que abre a 13.ª jornada da I Liga de futebol, numa em que as duas equipas lutam para alcançar o FC Porto, na liderança do campeonato.

"Muitas vezes o peso do treinador, a importância do treinador é determinante para o resultado final", considera o comentador da SIC.

"José Mourinho, em oito confrontos com o Sporting, não oito golos, mas oito jogos, conseguiu seis vitórias e dois empates, penso que estes são dados, apesar da amostra ser relativamente curta, são dados que nos permitem perceber que José Mourinho é verdadeiramente forte neste tipo de confrontos, sempre foi reconhecidamente um treinador excecional em eliminatórias, em finais, sempre que o nível de dificuldade se eleva, e é mesmo isso que estes dados comprovam", explica Pedro Fatela.

Do lado do Sporting, os números não são tão positivos como os de José Mourinho, mas para os adeptos do clube de Alvalade "é olhar para a parte positiva, para o copo meio cheio", indica o comentador da SIC.

"Desde cedo Rui Borges conseguiu demonstrar uma ótima prestação nestes dérbis, são bons sinais para o Sporting" e pode também ser um jogo de alguma emoção para Rui Borges, que já admitiu que tem a José Mourinho uma grande referência.

Rui Borges, nessas declarações "esteve particularmente bem. Mostrou respeito por uma referência, se calhar inspiradora, para aquilo que é neste momento a sua carreira".

O Benfica-Sporting tem início previsto para as 20:15, no Estádio da Luz, em Lisboa. Os 'encarados' chegam ao dérbi em terceiro lugar no campeonato, a três pontos do Sporting, segundo classificado, e a seis do FC Porto, que lidera a competição.

Se o clube da Luz vencer, a equipa orientada por José Mourinho iguala os "leões" na segunda posição, mas qualquer outro resultado deixará o rival na frente e pode permitir aos "dragões" distanciarem-se ainda mais no comando.