Na quarta-feira, parte para a Turquia uma força conjunta portuguesa de busca e salvamento, composta por 53 homens e seis cães.
A força conjunta de busca e salvamento será integrada por elementos da Proteção Civil, INEM, GNR e regimento sapadores dos bombeiros. Estão prontos a partir para ajudar nas operações de resgate que decorrem na Turquia.
Vários países estão já a enviar ajuda material e humana.
A Alemanha enviou um grupo especializado na localização e salvamento de vítimas soterrada. A equipa alemã vai prestar auxílio em Gaziantep, no sul da Turquia. São 43 técnicos com 7 cães treinados em operações de buscas de sobreviventes.
O balanço provisório dos sismos ocorridos na segunda-feira na Turquia e na Síria aumentou para mais de 5.000 mortos, enquanto decorrem as operações de resgate nos escombros dos edifícios destruídos nos dois países.
O vice-presidente da Turquia, Fuat Oktay, disse que o número de mortos em território turco aumentou para 3.419 e que 20.534 pessoas ficaram feridas.
As últimas informações fornecidas pelo vice-presidente turco fazem aumentar para 5.021 o número de vítimas mortais no conjunto dos dois países, visto que a Síria confirmou a morte de 1.602 pessoas.
Os abalos, o maior dos quais com magnitude 7,8 na escala de Richter, derrubaram milhares de edifícios no sul da Turquia e no norte da Síria.
As equipas de socorro mantêm-se nos locais afetados, com os trabalhos dificultados pelas baixas temperaturas que se registam na região.
[Última atualização às 12:55]