TAP: o futuro e as polémicas

TAP arrisca coima até 5 milhões de euros por informações sobre "renúncias de administradores"

O presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) confirma que a multa à TAP pode chegar aos 5 milhões de euros, mas não revela mais informações por causa do sigilo.

TAP
Loading...

O presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) disse na quinta-feira que a coima aplicável à TAP no processo de contraordenação aberto devido às informações prestadas sobre "renúncias de administradores" pode ir até cinco milhões de euros.

O presidente da CMVM lembrou que, enquanto entidade emitente de obrigações, as informações prestadas ao mercado devem obedecer aos deveres de "veracidade", "clareza" ou "licitude".

Laginha de Sousa sublinhou que a CMVM "não avalia o mérito das decisões de gestão", mas afere "da qualidade da informação" e "eventuais omissões" ou atrasos na divulgação.

"A responsabilidade pela informação divulgada, ou pela omissão de informação, é sempre da emitente", apontou.

Na terça-feira, no Parlamento, o presidente do Conselho de Administração da TAP, Manuel Beja, adiantou que a CMVM abriu um processo contra a empresa, devido à comunicação sobre a saída da ex-administradora Alexandra Reis.