TAP: o futuro e as polémicas

PSD pede que Frederico Pinheiro seja ouvido com "máxima urgência" na comissão de inquérito à TAP

Este pedido surge no final do dia em que se conheceu a exoneração de Frederico Pinheiro por "comportamentos incompatíveis com os deveres e responsabilidades".

PSD pede que Frederico Pinheiro seja ouvido com "máxima urgência" na comissão de inquérito à TAP
Armando Franca

O PSD pediu esta sexta-feira que o ex-adjunto de João Galamba, Frederico Pinheiro, seja ouvido “com a máxima urgência” na comissão parlamentar de inquérito à TAP.

No requerimento para a audição que o PSD pretende que seja "agendada com a máxima urgência", os sociais-democratas condenam as "declarações muito graves" do líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, nomeadamente as acusações aos outros Grupos Parlamentares de "violarem a lei e de passarem informação à comunicação social, e que tinha sido entregue à Comissão de Inquérito à TAP".

Soube-se "hoje pela comunicação social que a referida fuga de informação poderá ter ocorrido a partir do próprio Ministério das Infraestruturas, nomeadamente das notas de adjunto do Ministro, Frederico Pinheiro que participou na 'reunião secreta' entre membro(s) do Grupo Parlamentar, assessores do Ministério das Infraestruturas e dos Assuntos Parlamentares, e a CEO da TAP", refere ainda o PSD.

"Porque à divulgação na comunicação social dessa fuga de informação, se terá seguido na quarta-feira a demissão do referido adjunto do Ministro das Infraestruturas, e desacatos graves no mesmo Ministério ontem, quinta-feira, com acusações por parte de Frederico Pinheiro de sujeição a tentativa de ocultação e falseamento de informação", justifica o PSD.

Também o Chega enviou esta sexta-feira um requerimento a Seguro Sanches, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão da TAP, para que Frederico Pinheiro seja ouvido. O partido liderado por André Ventura considera “fundamental” a audição do ex-adjunto de Galamba para a “descoberta da verdade”.