Tensão EUA-Irão

NATO suspende todas as missões de treino no Iraque

Há 30 instrutores portugueses que fazem parte da missão da Aliança Atlântica no país.

NATO suspende todas as missões de treino no Iraque
Cliff Owen

A decisão foi anunciada pelo porta-voz da Aliança Atlântica, Dylan White e surge depois da escalada de tensão, na sequência do ataque aéreo lançado pelos Estados Unidos.

A Nato treina no Iraque centenas de soldados, a pedido do país para impedir o regresso do Daesh. Há 30 instrutores portugueses que fazem parte da missão.

Numa primeira reação a NATO ordenou a "saída imediata" dos seus cidadãos do Iraque e a explicar a ação junto de líderes mundiais, após um ataque dos EUA em Bagdad.

A missão da NATO no Iraque treina as forças daquele país desde outubro de 2018, a pedido do Governo iraquiano, para impedir o regresso do Daesh.

"A missão da NATO continua, mas as atividades de treino estão suspensas", disse White.

O porta-voz também confirmou que o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, conversou por telefone com o secretário de Defesa norte-americano, Mark Esper, após os recentes acontecimentos no Iraque.

A coligação anti-jihadista liderada pelos Estados Unidos reduziu as suas operações e reforçou a segurança das suas bases no Iraque, disse hoje uma autoridade norte-americana à AFP em Bagdad.