Tensão EUA-Irão

Novo vídeo mostra que avião ucraniano foi atingido por dois mísseis

Novo vídeo mostra que avião ucraniano foi atingido por dois mísseis

Imagens reveladas em ambiente de contestação popular no Irão

As imagens captadas por uma câmara de segurança foram publicadas pelo jornal New York Times. O vídeo permite ver um primeiro míssil disparado contra o avião das linhas aéreas ucranianas. O aparelho não cai logo e tenta regressar ao aeroporto de Teerão, já sem sinal de rádio.


É nessa altura que é abatido por um segundo míssil e aí, completamente dominado pelas chamas, começa a descer em direção ao solo.

O regime iraniano mantém a versão de que o aparelho foi abatido por engano, confundido com um míssil de cruzeiro, numa altura de tensão militar entre o Irão e os Estados Unidos.

Na Índia, o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano reconheceu que a população foi enganada nos primeiros dias depois da queda, quando a explicação inicial das autoridades apontava para problemas mecânicos.

O ambiente de contestação no Irão marca a contagem decrescente para as legislativas, agendadas para o próximo mês. Hoje, o presidente iraniano apelou à unidade e reconciliação nacional durante todo o processo. O chefe de Estado pediu também uma maior coordenação e supervisão das Forças Armadas para garantir que não haja mais tragédias como o abate do avião que fez 176 mortos.