
Números em Portugal
2.983.590
Doses recebidas
2.796.929
Doses inoculadas
68.451
Média diária nos últimos sete dias
POPULAÇÃO VACINADA
2.084.034
com uma dose (20,4%)
712.895
com vacina completa (7%)

Os modelos mais conservadores indicam que a imunidade de grupo se atinge quando 7 em cada 10 pessoas estiverem vacinadas. O objetivo europeu é o de chegar ao fim do verão com 70% dos adultos imunizados, isto é, com as duas doses da vacina tomadas.
Portugal já recebeu cerca de 3 milhões de doses e mais quase 3 em cada 5 pessoas com 80 ou mais anos está imunizada com a segunda dose da vacina – com uma dose da vacina a percentagem sobe aos 91%. Os dados do relatório da DGS, divulgados esta terça-feira, apontam para mais de 1 milhão de doses administradas nesta faixa etária.
POPULAÇÃO VACINADA
% por faixa etária
Portugal está atualmente na segunda fase do calendário de vacinação e mais de 2 milhões de pessoas já tomaram pelo menos uma dose de uma das vacinas contra a covid-19. Metade das doses administradas esta semana tiveram como destino pessoas entre os 65 e os 79 anos. A população vacinada neste grupo etário cresceu 13 pontos percentuais - 42% já tomaram pelo menos uma dose. Os maiores de 80 destacam-se como o grupo mais protegido: receberam quase 95 mil vacinas esta semana.
DOSES ADMINISTRADAS POR IDADE
Distribuição do número acumulado de doses (em milhares) por faixa etária. Desde 15 de fevereiro
Norte e a região de Lisboa e Vale do Tejo somam mais doses inoculadas mas o Alentejo é a região do país que lidera em população com a vacinação completa (11%), seguindo-se o Centro (9%) e só depois Norte, Lisboa e Vale do Tejo e Algarve.
Na Madeira, 1 em cada 5 pessoas já tomou pelo menos uma dose e 8% estão imunizados por via da vacina.
Nos Açores, 13% da população já tomou pelo menos uma vacina e 7% já tem a vacina completa.
VACINAÇÃO POR REGIÃO
Em Portugal Continental
A nível mundial, uma forma de perceber a velocidade a que os diferentes países estão a vacinar é a de observar o número de doses administradas por 100 habitantes.
PAÍSES COM MAIOR NÚMERO DE DOSES INOCULADAS
Total de doses inoculadas por 100 habitantes. Em países e territórios com mais de 400 mil habitantes
Israel liderou a corrida desde cedo. O Governo, que procura a reeleição em março, terá pago quase o dobro do que pagou a União Europeia por cada dose e partilha, semanalmente, informação clínica dos cidadãos com a farmacêutica Pfizer.
Também os Emirados Árabes Unidos e, na Europa, o Reino Unido, ocupam posições invejáveis no ranking mundial. Nos dados comparativos entre países, registados ontem, Portugal ocupa atualmente a 21ª posição com 27,4 doses inoculadas por 100 habitantes – 27.ª se considerarmos os países com mais vacinas completas (duas doses).
TOTAL DE DOSES NA UNIÃO EUROPEIA
Total de doses inoculadas por 100 habitantes
Na União Europeia, as vacinas são enviadas em simultâneo para todos os Estados-membros e a distribuição das doses é proporcional ao número de habitantes de cada país. Ainda assim, os estados-membros estão a vacinar a diferentes velocidades.
Portugal tem andado quase sempre a par com a média dos 27 Estados-membros mas desde 8 de março que se mantém abaixo da linha média. Malta (que está a administrar as vacinas da Pfizer, Janssen, Astrazeneca e Moderna) e Hungria (que além dessas está a administrar a vacina russa Sputnik V e a chinesa Sinopharm) destacam-se pela positiva dos restantes parceiros. Com o menor número de doses por habitante está a Bulgária, Letónia e a Croácia.
POPULAÇÃO COM A VACINA COMPLETA
Percentagem da população residente com a vacina completa. Em países e territórios com mais de 400 mil habitantes
Portugal adquiriu cerca de 22 milhões de doses de várias vacinas contra a covid-19. A compra faz parte de um acordo entre a União Europeia e seis farmacêuticas. Para já, há três vacinas aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento e que estão a ser administradas em Portugal: BioNTech/Pfizer, Moderna e AstraZeneca.
A vacina da Janssen foi aprovada em março. 1,2 milhões de doses chegarão a Portugal entre 14 de abril e o final de junho. É a única vacina que apenas existe uma dose aprovada até ao momento.
Aguardam aprovação as vacinas CureVac e da Sanofi/GSK.
A União Europeia concluiu ainda negociações exploratórias com mais dois laboratórios: a Novavax (em ensaio clínico da fase 3); e a Valneva.
NOVAS INOCULAÇÕES POR PAÍS
Média móvel dos 7 dias anteriores
O progresso dos planos de vacinação de cada país está dependente de questões operacionais e logísticas.
Em Portugal, o período entre a primeira e a segunda toma difere em função da marca da vacina:
Pfizer/BioNTech: começou por ser de 21 dias, mas é, neste momento, de 28 dias.
Moderna: 21 dias;
AstraZeneca: 3 meses de intervalo.
A vacina da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, é de toma única.