A ministra da Saúde garante que até à terceira semana de maio todas as pessoas com mais de 60 anos vão estar vacinadas com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19. Marta Temido fez esta manhã, no infarmed, para mais um balanço do Plano de Vacinação.
Portugal mantém a administração da vacina da Janssen/Johnson & Johnson. Tal como acontece com a da AstraZeneca, ambas as vacinas estão em contínua avaliação e novos dados serão anunciados na sexta-feira.
Após o regulador europeu reiterar a confiança na vacina, com a ressalva para a "possível" ligação com a formação de coágulos no sangue, cabe agora aos vários países definir as recomendações para a administração da vacina da Johnson & Johnson.
Salientando o risco/benefício, que "permanece positivo", e os efeitos secundários raros, as autoridade de saúde portuguesas mantêm a utilização das duas vacinas, avançou a ministra da Saúde.
"Em relação à Janssen/Johnson&Johnson, vamos analisar os documentos da EMA e adaptar à realidade nacional", refere Marta Temido. "Neste momento não há qualquer restrição para o grupo etário dos 70 anos", explica.
Esta sexta-feira serão fornecidas novas informações sobre esta vacina, nomeadamente sobre ser existirão restrições de acordo com a faixa etária.