A dois meses e meio de Portugal atingir os 70% de população imunizada contra a covid 19, o processo de vacinação entra, agora, numa fase decisiva.
Os maiores de 60 anos estão já quase todos vacinados. Nesta faixa etária, estão disponíveis as quatro vacinas. Os maiores de 60 são os únicos que podem, para já, tomar a vacina da AstraZeneca.
Quem tenha entre 50 e 60 anos, pode tomar uma de três vacinas: Moderna, Pfizer ou Johnson & Johnson. O auto-agendamento para esta faixa etária arrancou esta quinta-feira através da internet.
Os que tenham entre 40 e 49 anos podem marcar a vacina a partir de dia 6 de junho. Nesta faixa etária, só estão disponíveis duas vacinas: a da Moderna e da Pfizer.
As mesmas que estão disponíveis, para já, para os da faixa entre os 30 e os 39 anos. Neste caso, a vacinação só vai começar no dia 22 de junho, altura em que a task force da vacinação espera estar, finalmente, a vacinar 100 mil pessoas por dia.
Dificuldades na vacinação
O primeiro desafio da task force da vacinação foi encontrar espaços e gente para vacinar milhares de pessoas por dia.
Um dos problemas pode estar precisamente na SMS que os utentes recebem quando são convocados. Muitos ignoram a mensagem, outros não conseguem perceber a forma como têm de responder. E, assim, há vagas que ficam por preencher.
O vice-almirante Gouveia e Melo acredita que 70% da população estará vacinada a 8 de agosto e deixa uma crítica às limitações de idade impostas às vacinas, a começar pela da AstraZeneca.
Num webinar com os países da CPLP, Gouveia e Melo diz que se os países mais ricos não ajudarem os mais pobres a vacinarem-se, as novas estirpes vão acabar por deitar todo o trabalho a perder.