Vacinar Portugal

Covid-19. Pessoas com mais de 45 anos começam a ser vacinadas a 14 de junho

Agendamento ficou disponível esta sexta-feira.

A partir desta sexta-feira, quem tem entre 45 e 49 anos também já pode agendar online a vacina contra a covid-19. A vacinação dessa faixa etária arranca no dia 14.

Oficialmente, o autoagendamento da vacina contra a covid-19 para a faixa etária entre os 45 e os 49 anos abriu esta sexta-feira à tarde. Mas alguns utentes conseguiram fazer a marcação durante a manhã. A equipa que coordena o plano de vacinação explica que isso aconteceu porque os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde estavam a testar o sistema.

É possível aceder ao portal para agendar online a vacinação através do site da Direção-Geral da Saúde. A plataforma permite escolher o local e o dia em que pretende ser vacinado.

As primeiras vagas disponíveis para esta faixa etária são a 14 de junho.

Depois de completar e de confirmar o pedido, nas 72 horas seguintes deverá receber no telemóvel uma mensagem a confirmar o agendamento. É preciso responder à mensagem.

À medida que a vacinação avança para faixas etárias mais jovens, o número de pedidos de agendamento aumenta. O coordenador do plano de vacinação admite que, em algumas situações, como já aconteceu, pode esgotar-se a capacidade de agendamento de vagas.

De acordo com o plano, a vacinação dos maiores de 40 anos arranca este domingo. Quem está na casa dos 30 começa a ser vacinado a 20 de junho.

O país deverá alcançar a imunidade de grupo, 70% das pessoas vacinadas com a primeira dose, entre julho e agosto.