Vacinar Portugal

Covid-19. Tem 40 anos ou mais e ainda não tomou a vacina? Já pode fazê-lo sem marcação

Canva

Regime "Casa Aberta" permite a vacinação de primeiras doses para pessoas sem agendamento que não tenham sido infetadas nos últimos seis meses.

Quem tem 40 anos ou mais e ainda não tomou a primeira dose da vacina contra a covid-19, já pode fazê-lo sem marcação.

Uma medida enquadrada no regime "Casa Aberta", que só está disponível para pessoas que não estiveram infetadas com coronavírus nos últimos seis meses.

Para ser vacinado nesta modalidade, terá de dirigir-se ao centro de vacinação correspondente ao Centro de Saúde onde está inscrito, nos horários específicos do respetivo centro para esta modalidade.

Cada local tem uma janela específica para a Casa Aberta, que pode ser consultada no Portal covid-19 do Ministério da Saúde.

Esta modalidade estava disponível, até agora, apenas para pessoas com idade igual ou superior a 45 anos. Tem como objetivo assegurar que todas as pessoas elegíveis são chamadas ao processo de vacinação.

Portugal tem 42% da população residente com vacinação completa

Mais de 4,3 milhões de pessoas têm a vacinação completa contra a covid-19 em Portugal, o equivalente a 42% da população residente no país, revela o relatório semanal divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o relatório de vacinação, atualizado semanalmente às terças-feiras, até domingo 4.337.479 pessoas (42%) tinham completado o esquema vacinal e 6.213.798 (60%) tinham pelo menos iniciado a vacinação.

Os dados reportam-se a pessoas vacinadas a partir dos 16 anos.

Portugal começou a campanha de vacinação contra a covid-19 em 27 de dezembro de 2020. Ao todo, o país recebeu 11.510.810 doses e distribuiu 10.694.447.