Nos últimos três meses, a vacinação contra a covid-19 evitou pelo menos 700 mortes em Portugal. É essa a conclusão de um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.
Os números atuais de novos casos de covid-19 são semelhantes aos registados em outubro do ano passado. A média ronda os 3.500 casos por dia. A diferença, significativa, é no número de mortes. São quase cinco vezes menos. Na altura, eram cerca de 32 os óbitos por dia e a média da última semana é de sete mortes.
De acordo com o estudo, o fator decisivo para esta descida é a vacinação.
O padrão de mortalidade não se alterou significativamente - continuam a ser os mais velhos quem mais morre -, mas é também nesta faixa etária que há uma maior redução.
Task Force quer mais de 70% da população com a vacinação completa na 2.ª semana de setembro
O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, coordenador da Task Force da vacinação contra a covid-19, espera que mais de 70% da população tenha a vacinação completa entre 5 e 12 de setembro.
Os dados mais recentes mostram que 65,2% da população portuguesa tem uma dose da vacina. Assim, o objetivo de vacinar 70% da população com a primeira dose entre 8 de agosto e 15 de agosto pode vir a torna-se possível.
Perto de metade da população portuguesa (47,5%) já tem a vacinação completa.
Ouvido na Comissão Parlamentar de Saúde, esta sexta-feira, Gouveia e Melo diz que o processo tem tido altos e baixos devido à disponibilidade de vacinas.