Com o plano de vacinação a avançar em todo o país, aproxima-se a vez dos mais jovens. E a equipa responsável pelo plano de vacinação tem um calendário traçado.
"Em 14 de agosto começamos vacinação dos 16 aos 17 anos. Estão dentro do plano. Depois, entre os 12 e os 15 anos, nos fins de semana a seguir, se a DGS acordar a importância da vacinação desta faixa", explica o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, coordenador do palno de vacinação contra a covid-19.
A Direção-Geral da Saúde tem ainda de definir se a vacinação arranca para estas idades apenas para os menores com doenças de risco ou se para a toda faixa etária.
A ministra da Saúde, Marta Temido, diz que Governo quer "naturalmente" uma decisão o quanto antes e que está "preparado para vacinar em termos logísticos e quantidades de vacinas".
O tema não é consensual e tem gerado reservas de vários pediatras, que pedem mais tempo para avaliar os beneficios da vacinação já nesta fase a menores de 16 anos. A Ordem dos Enfermeiros também prefere aguardar. Mas no encontro do Infarmed, reforçou-se a ideia de que a vacinação de crianças e jovens será decisiva para o próximo inverno.
Até agora, a Agência Europeia do Medicamento autorizou a administração de vacinas da Moderna e da Pfizer para maiores de 12 anos.
VEJA TAMBÉM:
- Covid-19. Especialista propõe atualização do limiar de incidência para 480 casos
- Covid-19. Peritos propõem evolução das medidas de acordo com taxa de vacinação
- Covid-19. Incidência de novos casos regista tendência "ligeiramente crescente a estável"
- Variante Delta representa 98,6% dos casos de covid-19 em Portugal
- Covid-19. UE atinge meta de 70% de adultos vacinados com primeira dose
- Covid-19. Mais de metade dos portugueses têm a vacinação completa