Vacinar Portugal

Comissão de vacinação acusa Unilabs de não comunicar a tempo problema com refrigeração de vacinas

Em causa está a vacinação no centro do Queimódromo, no Porto. Não há perigo para a saúde, mas os utentes podem ter de repetir a vacinação.

Comissão de vacinação acusa Unilabs de não comunicar a tempo problema com refrigeração de vacinas
Canva

A comissão de vacinação contra a covid-19 acusa os laboratórios Unilabs de não comunicar a tempo um problema com a refrigeração de vacinas. Foram detetadas irregularidades na cadeia de frio nos dias 9 e 10 de agosto, mas a task force foi informada apenas no dia 11.

A vacinação no centro do Queimódromo, no Porto, foi suspensa de imediato e foi posteriormente aberto um inquérito.

Durante este período, foram administradas doses que estiveram armazenadas fora da temperatura recomendada. Não há perigo para a saúde, mas os utentes podem ter de repetir a vacinação.

O coordenador da task force, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, explica o que falhou.

Loading...

66% da população portuguesa já tem a vacinação completa

Portugal já tem 66% da população com vacinação completa contra a covid-19 e 76% com pelo menos uma dose administrada, com os maiores de 65 anos quase totalmente vacinados, segundo dados oficiais divulgados esta terça-feira.

O relatório de vacinação contra a covid-19 da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado esta terça-feira, contabiliza 7.791.486 residentes em Portugal (76%) com pelo menos uma dose de vacina administrada e 6.760.777 pessoas (66%) com a vacinação completa.

Segundo a proposta de desconfinamanto apresentada por António Costa, Portugal espera chegar a uma percentagem de 71% da população completamente vacinada até ao dia 5 de setembro. Na altura, o primeiro-ministro explicou que esta data poderia ser ajustada em função do ritno de vacinação.

Nas faixas etárias a partir dos 65 anos a vacinação abrange já a quase totalidade da população: 99% têm pelo menos uma dose administrada e entre os 65 e os 79 anos há 97% da população com a vacinação completa. A percentagem mantém-se igual para a faixa etária a partir dos 80 anos, o que representa uma subida em relação à semana anterior.

Pedro Nunes