Vacinar Portugal

Covid-19: os números da vacinação em Portugal e no Mundo

Sofia Miguel Rosa

Sofia Miguel Rosa

Jornalista infográfica

Portugal é o primeiro país do mundo a vacinar 85% da população. A partir dos 50 anos a percentagem de vacinados já atingiu os 100%. O Algarve mantém-se na última posição com 79% dos habitantes totalmente vacinados. Estes são os gráficos interativos do maior e mais rápido processo de vacinação mundial (inclui todos os detalhes sobre Portugal)

Números em Portugal

20.414.230

Doses recebidas

16.042.424

Doses inoculadas

n/a

Média diária nos últimos sete dias

POPULAÇÃO VACINADA

8.975.593

com uma dose (87%)

8.782.671

com vacina completa (85%)

Portugal já recebeu mais de 20,4 milhões de doses. De 4 a 10 de outubro foram administradas cerca de 71 mil doses.

VACINAÇÃO POR IDADES

Em % da população de cada faixa etária

84% dos jovnes entre os 12 e os 17 anos já têm a vacina completa. A vacinação nestas idades está a enfrentar resistência. Numa semana só inicaram o processo de vacinação 2.420 pessoas. 12% desta faixa etária ainda está por vacinar.

DOSES ADMINISTRADAS POR IDADE

Distribuição do número acumulado de doses (em milhares) por faixa etária. Desde 15 de fevereiro

PRIMEIRAS DOSES POR FAIXA ETÁRIA

Doses semanais (dados de segunda-feira a domingo)

SEGUNDAS DOSES POR FAIXA ETÁRIA

Doses semanais (dados de segunda-feira a domingo)

Neste momento, já há 3 regiões com 85% da população totalmente vacinada. Centro, Norte e Alentejo assumiram a dianteira do processo de vacinação desde cedo. Pelo contrário, Madeira, Açores e Algarve ainda nem sequer atingiram essa percentagem de população com apenas uma dose, pelo que, muito provavelmente, só atingirão o objetivo nacional no final do ano.

VACINAÇÃO POR REGIÃO

Em Portugal Continental

A nível mundial, uma forma de perceber a velocidade a que os diferentes países estão a vacinar é a de observar o número de doses administradas por 100 habitantes.

PAÍSES COM MAIOR NÚMERO DE DOSES INOCULADAS

Total de doses inoculadas por 100 habitantes. Em países e territórios com mais de 400 mil habitantes

Portugal já é um dos países mais vacinados do mundo. Lidera tanto na população com pelo menos uma dose e como na população com esquema vacinal completo. Depois de uma fase inicial em que Estados Unidos, Israel e Reino Unido lideraram o processo de vacinação, o panorama começou a alterar-se no início do verão, com vários países da União Europeia a avançarem mais rápido no maior processo de imunização da história.

TOTAL DE DOSES NA UNIÃO EUROPEIA

Total de doses inoculadas por 100 habitantes

Portugal andou quase sempre a par com a média dos 27 Estados-membros, mas desde o início de julho que acelerou o ritmo e descolou da média de referência. Na comparação do número de doses inoculadas pelos parceiros europeus, Portugal tem lugar de destaque. Com o menor número de doses por habitante estão a Bulgária e a Roménia.

DOSES DISTRIBUÍDAS EM PORTUGAL

Total semanal por número de doses

Na União Europeia, as vacinas são enviadas em simultâneo para todos os Estados-membros e a distribuição das doses é proporcional ao número de habitantes de cada país. Ainda assim, os Estados-membros estão a vacinar a diferentes velocidades. Em Portugal a vacina Pfizer/BioNTech é a mais representada e a Janssen (J&J) a que tem menos doses distribuídas.

DOSES DIÁRIAS INOCULADAS

Média diária nos 7 dias anteriores

Portugal adquiriu mais de 32 milhões de doses de várias vacinas contra a covid-19. A compra faz parte de um acordo entre a União Europeia e seis farmacêuticas. Para já, há quatro vacinas aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento e que estão a ser administradas em Portugal: BioNTech/Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Janssen.

O desenvolvimento das vacinas da Curevax, Novavax e Spuntik V está a ser acompanhado pela Agência Europeia do Medicamento.

POPULAÇÃO COM A VACINA COMPLETA

Percentagem da população residente com a vacina completa. Em países e territórios com mais de 400 mil habitantes

O progresso dos planos de vacinação de cada país está dependente de questões operacionais e logísticas.

O país está a administrar quatro vacinas: Moderna e Pfizer/BioNTech para todas as idades (28 e 21 dias entre as duas tomas, respetivamente); Janssen para todos os homens com mais de 18 anos e para mulheres acima de 50 anos (vacina de toma única); e AstraZeneca para maiores de 60 (2 meses entre as duas tomas).

DISTRIBUIÇÃO DAS DOSES DA VACINA POR PAÍS

Percentagem da população residente com a 1.ª dose da vacina e com a vacina completa. Em países e territórios com mais de 400 mil habitantes