Num comunicado, a DGS reforça que a vacinação conjunta contra a gripe e a covid-19 vai acelerar a partir da segunda-feira, com 350.000 pessoas agendadas para os próximos dias. Para quem tem mais de 70 anos, o autoagendamento arranca na segunda-feira.
O processo de vacinação simultânea arrancou em outubro, mas houve uma diminuição do ritmo devido à falta de vacinas.
Dos 1.500.000 utentes que estarão elegíveis para a dose de reforço contra a covid-19 até meados de dezembro, cerca de 840.000 encontram-se elegíveis à data de hoje, estando já vacinados aproximadamente 351.000, ou seja, 42%. Dos sobrantes, mais de 35.000 estão já agendados para os próximos dias.
Os utentes elegíveis para a dose de reforço são os que têm idade igual ou superior a 65 anos e já completaram o esquema vacinal há pelo menos 180 dias. A estes acrescem os utentes com menos de 65 anos com condições de imunossupressão, que sejam habilitados pelo seu médico, mediante uma declaração eletrónica
Os utentes continuam a ser convocados através de uma SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a covid-19 ou apenas para a vacina contra a gripe (se não forem elegíveis para covid-19).
VEJA TAMBÉM:
- "É importante acelerar os processos de vacinação contra gripe e covid-19"
- Ordem dos Médicos preocupada com diminuição do ritmo da vacinação contra a covid-19 e a gripe
- Covid-19: já está disponível o autoagendamento da dose de reforço para maiores de 75 anos
- Covid-19: mais de 18 mil reações adversas (uma em cada mil) às vacinas notificadas em Portugal
- Covid-19 e gripe: Casa Aberta para maiores de 80 anos com vacinação em simultâneo
- Covid-19: DGS apela aos mais idosos para se vacinarem antes do inverno