É urgente acelarar o processo de vacinação em Portugal. Por isso, este fim de semana, as pessoas com mais de 80 anos podem ir receber o reforço da vacina contra a covid-19 em qualquer Centro de Vacinação sem ter a obrigatoriedade de marcar com antecedência.
Em Portugal já foram administradas mais de 450 mil doses de reforço contra a covid-19. A ideia é que, até ao Natal, a população mais velha já tenha recebido a terceira dose da vacina.
Os Centros de Vacinação estarão abertos das 9h00 até às 17h00. O processo começa na população mais velha e, de forma decrescente, vai até ao limite da faixa elegível: pessoas com mais de 65 anos.
Mas, para poder estar nesta lista já terá de ter tomado a segunda dose há mais de 180 dias.
As Autoridades de Saúde estimam que, no próximo mês, já exista mais de um milhão e meio de portugueses prontos para receber este reforço.
O país conta com 86%da população totalmente vacinada, o Norte continua a destacar-se, é a região onde este processo está mais avançado.
Os profissionais de saúde começam a receber o reforço já a partir da próxima semana. Na lista dos prioritários, seguem-se os Bombeiros e os profissionais do setor social.