Se tomou a vacina de dose única, a da Janssen, e se tem 50 ou mais anos, saiba que já está disponível o autoagendamento da dose de reforço. O anúncio foi feito, esta segunda-feira, pela Direção-geral da Saúde (DGS).
No mesmo dia em que abriu o autoagendamento da vacina contra a covid-19 em crianças entre os 11 e os dez anos, ficou também disponível no portal da DGS o agendamento da dose de reforço da vacina da Janssen para cidadãos residentes em Portugal acima dos 50 anos.
Em simultâneo, mantém-se a coadministração da terceira dose e da vacina da Gripe para quem 65 ou mais anos.
De referir que, se a sua vacina estiver agendada para os dias 18 e 19, haverá alterações. A toma será antecipada porque o próximo fim de semana está reservado à vacinação das crianças entre os 11 e os dez anos.
A administração desta dose de reforço iniciou-se a 5 de dezembro, com os cerca de um milhão de utentes elegíveis a serem convocados por mensagem SMS.
A covid-19 provocou pelo menos 5.304.397 mortes em todo o mundo, entre mais de 269 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse. Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.673 pessoas e foram contabilizados 1.196.602 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.
Uma nova variante, a Ómicron, classificada como "preocupante" pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 57 países de todos os continentes, incluindo Portugal.
Saiba mais
- Como a vacinação de crianças está a avançar em diferentes partes do mundo
- Vacinação de crianças? Já pode fazer o autoagendamento
- Mais de 81 mil pessoas vacinadas no domingo contra a gripe e coronavírus
- Covid-19: vacinação de crianças obriga a reagendamento do reforço da Janssen
- Portugal é agora 10.º país europeu com menos novos casos diários