Vacinar Portugal

Covid-19: António Costa apela à vacinação das crianças entre os 5 e os 11 anos

O primeiro-ministro explica que a maior taxa de incidência ocorre nas crianças não vacinadas.

Covid-19: António Costa apela à vacinação das crianças entre os 5 e os 11 anos
KENZO TRIBOUILLARD / POOL

O primeiro-ministro, António Costa, reitera o apelo para que todas as crianças, com idades entre os cinco e os 11 anos, adiram à vacinação, numa fase que arranca este sábado, dia 18 de dezembro.

António Costa diz, também, que «é muito importante que todos aqueles que já se podem vacinar, se vacinem, para bem da própria saúde e para proteção de todos os que os rodeiam».

Acrescenta ainda que, atualmente, a maior taxa de incidência ocorre nas crianças não vacinadas, estando de seguida a faixa etária que corresponde aos pais dessas crianças, apontando os efeitos colaterais da covid-19 nas crianças:

"A pandemia não tem atingido as crianças e os jovens só na sua saúde, mas também no processo de aprendizagem, desenvolvimento, possibilidade de conviver com colegas, amigos, primos", aponta, acrescentando que "é fundamental que adotemos as medidas que podemos adotar para tentar evitar que este ano letivo seja tão perturbado como foram os dois anteriores. Estamos todos empenhados no programa de recuperação das aprendizagens para que esta geração não seja prejudicada ao longo da vida pela perda do processo de aprendizagem provocado pela pandemia".

FIM DE SEMANA (LOTADO) DE VACINAÇÃO

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para crianças entre os 11 e os 10 anos já não está disponível no portal da Direção-geral da Saúde.

No último balanço, a DGS indicou que tinham sido feitos cerca de 61 mil pedidos de agendamento para os dias 18 e 19 deste mês, fim de semana que será exclusivo para a vacinação das crianças com 11 e 10 anos.

As crianças com comorbilidades têm prioridade para serem vacinadas com a versão pediátrica da vacina da farmacêutica Pfizer, independentemente da idade, desde que tenham prescrição médica, bastando que se se dirijam aos centros para receberem a vacina contra o SARS-CoV-2.

COMO É FEITO O AGENDAMENTO?

Para fazê-lo, terá apenas de seguir quatro passos, depois de indicar a data de nascimento (dia/mês/ano) e se "esteve infetado".

  1. Escolher o local e a data para a vacinação;
  2. Depois receberá um SMS enviado pelo número 2424 a confirmar a data, hora e local de vacinação;
  3. Deve, posteriormente, responder a esse SMS para confirmar o agendamento;
  4. No dia e hora indicados deverá deslocar-se ao local que escolheu para a administração da vacina.

O CALENDÁRIO DA VACINAÇÃO:

  • Dias 18 e 19 de dezembro, crianças entre os 11 e os 10 anos;
  • De 6 a 9 de janeiro: crianças entre os 9 e os 7 anos;
  • A 15 e 16 de janeiro: crianças entre os 6 e 7 anos;
  • A 22 e 23 de janeiro: crianças com 5 anos.

SAIBA MAIS