Vacinar Portugal

Entrevista SIC Notícias 

Covid-19: "O que os vírus querem é transmitir-se melhor e ultrapassar as barreiras que criamos" 

João Gonçalves, virologista e professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, diz que Portugal é um caso de sucesso na vacinação.

Loading...

A primeira vacina da covid-19 foi administrada em Portugal há um ano. Desde 27 de dezembro de 2020, quase 8,7 milhões de pessoas foram vacinadas e mais de 2,5 milhões receberam a dose de reforço.

O virologista João Gonçalves considera que este um "bom balanço" e diz que Portugal é um caso de sucesso no mundo. "Temos aqui uma das armas importantes para combater esta pandemia."

Na SIC Notícias, explica o aparecimento de variantes com a vacinação:

"O que os vírus querem é transmitir-se melhor e, portanto, ultrapassar as barreiras que criamos [vacinação] . Não interessa ao vírus matar o seu hospedeiro."

O virologista sublinha que a vacinação veio tornar o vírus da covid-19 mais transmissível, mas menos letal e, por isso, garante que será mais fácil de lidar com a covid-19.

Sobre a variante Ómicron, afirma que "parece provocar menos doença moderada a grave", mas reconhece que é mais transmissível. Diz ainda que esta variante tem mais resistência à vacinação que a Delta e alerta para a importância da dose de reforço.

Saiba mais: