A vacinação em Portugal e no Mundo

Covid-19. Diabéticos tipo II e hipertensos deixam de ser prioritárias na vacinação 

Segunda e última fase do plano de vacinação arranca a partir deste mês. 

Os diabéticos tipo II e os hipertensos deixam de ser doentes considerados prioritários na segunda fase de vacinação contra a covid-19. No entanto, a lista de doenças consideradas de risco vai aumentar.

Portugal tinha inicialmente previsto três fases de vacinação, mas a estratégia vai ser alterada. A fase três desaparece e entre abril e maio começa a segunda e última fase.

90% das doses serão destinadas à vacinação por idades, dos mais velhos para os mais novos, começando nos 79 anos. As restantes vacinas, num total de 10%, será para vacinar pessoas com doenças consideradas de risco.

Todos doentes com insuficiência cardíaca e coronária, insuficiência renal crónica ou pulmonar passam a ser prioritários independentemente da idade que tenham. Até aqui só estava prevista a vacinação dos que tivessem no mínimo 50 anos.

Patologias neurológicas, como as doenças neuromusculares ou a esclerose lateral amiotrófica também serão prioritárias, tal como a paralisia cerebral, a epilepsia, os doentes imunodeprimidos e os transplantados, por exemplo.