Portugal contabiliza este domingo mais seis mortes e 566 novos casos de covid-19, segundo o relatório diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Desde o início da pandemia, Portugal já registou 16.916 mortes e 827.494 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando este domingo ativos 25.960 casos, mais 150 em relação a sábado.
O boletim da DGS revela que estão internados 466 doentes, o mesmo número que no sábado. Nos cuidados intensivos estão 113 doentes, menos 6.
Os dados indicam ainda que mais 410 doentes foram dados como recuperados, fazendo subir para 784.618 o número total de recuperados desde o início da pandemia em Portugal, em março de 2020.
As autoridades de saúde têm sob vigilância 17.742 contactos, mais 335 relativamente ao dia anterior.
Dados por região
A região de Lisboa e Vale do Tejo registou um terço, e o maior aumento face a sábado, dos casos diagnosticados nas últimas 24 horas (200, num total de 313.615). Segue-se a região Norte, com 183, contabilizando um total de 332.412.
A região Centro ocupa o terceiro lugar no número de novos casos, registando 62 (117.790 no total), seguindo-se os Açores com 41 (4.350 desde o início da pandemia), o Algarve com 33 (21.146 no total), a Madeira com 31 (8.835 no total) e o Alentejo com 16 (29.346 no total).
Quatro das seis mortes registadas das últimas 24 horas aconteceram na região de Lisboa e Vale do Tejo, aumentando para 7.170 o número total de óbitos desde o início da pandemia. As outras duas mortes ocorreram na região Norte (num total de 5.321). Desde o início da pandemia em Portugal, em março do ano passado, foram atribuídas à covid-19 3.003 mortes na região Centro, 970 mortes no Alentejo, 355 no Algarve, 68 na Madeira e 29 nos Açores.
Dados por género e faixa etária
O SARS-CoV-2 já infetou em Portugal pelo menos 452.098 mulheres e 375.100 homens, com 296 casos de sexo desconhecido sob investigação, uma vez que esses dados não são fornecidos de forma automática. A maior parte dos casos confirmados de contágio aconteceu na faixa etária entre os 40 e os 49 anos.
A covid-19 vitimou em Portugal 8.886 homens e 8.030 mulheres, de acordo com o relatório, que indica que a maioria das mortes aconteceu na faixa etária acima dos 80 anos.
Linha vermelha pode ser atingida daqui a dois meses
Portugal pode chegar aos 120 casos de covid-19 por 100 mil habitantes e atingir a linha vermelha daqui a dois meses, se continuar a progredir à taxa atual.
O segundo relatório de monitorização das linhas vermelhas foi publicado este sábado e, de acordo com as autoridades de saúde, o país regista por esta altura uma transmissão de moderada intensidade e uma reduzida pressão nos serviços de saúde.
O documento refere ainda que o R - o índice de transmissão - tem aumentado desde 10 de fevereiro. A região do Alentejo é a única onde este indicador apresenta valores inferiores a 1, estando nos 0,99.
Na nota é ainda deixado um alerta sobre o período pascal e o início do desconfinamento, que podem interferir na situação do país, com os reflexos a serem sentidos nas próximas semanas.

LINKS ÚTEIS
- Atualização semanal da execução do Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19
- ECDC - listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas na Europa
- Universidade de Oxford - dados sobre evolução da vacinação contra a covid-19
- Bloomberg - listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas no mundo
- London School of Hygiene & Tropical Medicine - gráfico que mostra o progresso dos projetos de vacinas
- Especial sobre o novo coronavírus / Covid-19
- Covid-19 DGS/Ministério da Saúde - mapa dos números
- Covid-19 DGS - relatórios de situação diários
- Linha SNS24
- Direção-Geral da Saúde (DGS)
- Organização Mundial da Saúde (OMS)
- ECDC - Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças