Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 5 mortes e 2.449 novos casos de covid-19, segundo o relatório diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.101 mortes e 882.006 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje ativos 34.681 casos, mais 1.210 em relação a ontem.
O boletim da DGS revela que estão internados 509 doentes, mais 5 do que ontem.
Nos cuidados intensivos estão 113 doentes, menos 7.
Os dados indicam ainda que mais 1.234 doentes foram dados como recuperados, fazendo subir para 830.224 o número total de recuperados desde o início da pandemia em Portugal, em março de 2020.
As autoridades de saúde têm sob vigilância 53.260 contactos, menos 15 relativamente ao dia anterior.
Taxas de incidência e transmissibilidade
A incidência da infeção com o SARS-CoV-2 em Portugal continental está nos 176,9 casos por 100.000 habitantes e na totalidade do território é de 172,8, revelam dados oficiais.
De acordo com o boletim epidemiológico conjunto da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), o índice de transmissibilidade (Rt) está nos 1,14 em todo o território nacional e 1,15 em Portugal continental.
Os dados do índice de transmissibilidade e da incidência a 14 dias são atualizados à segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira.
Governo avalia situação pandémica e decide se são precisas medidas mais restritivas
O Conselho de Ministros vai avaliar a situação pandémica e anunciar os concelhos que recuam e se mantêm nos diferentes níveis de desconfinamento.
Na semana passada, ficaram em situação de alerta 25 municípios, 11 na Área Metropolitana de Lisboa que podem esta semana recuar e passar para o vermelho, juntando-se à capital, a Albufeira e Sesimbra.
Há também agora uma nova preocupação: o Norte, onde o número de casos aumentou 40% nos últimos dias.
Certificado digital covid-19 entra hoje em vigor
Mais de um milhão de portugueses já têm o certificado digital para facilitar a circulação na União Europeia e que entra em vigor quinta-feira, mas que, em Portugal, também permite o acesso a eventos culturais, desportivos e familiares.
Estes certificados começaram a ser emitidos a 16 de junho em Portugal e, desde então e até ao final de terça-feira, já foram disponibilizados cerca de um milhão de comprovativos de que o seu portador foi vacinado contra a covid-19, efetuou um teste com resultado negativo ou já recuperou da doença.
Mais de 3,9 milhões de mortos no mundo
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.940.888 mortos no mundo, resultantes de mais de 181,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Os países com o maior número de mortos são os Estados Unidos, o Brasil, México, Rússia, a Índia e França.
- Casos de covid-19 aumentam na Europa após 10 semanas de declínio
-
Covid-19. Europeus nos estádios sem máscara e África sem poder comprar vacinas
A covid-19 é uma doença respiratória causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
A grande maioria dos pacientes recupera, mas uma parte evidencia sintomas por várias semanas ou até meses.
Links úteis
- Atualização semanal da execução do Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19
- Covid-19 DGS - relatórios de situação diários
- Covid-19 DGS/Ministério da Saúde - mapa dos números
- ECDC - listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas na Europa
- Universidade de Oxford - dados sobre evolução da vacinação contra a covid-19
- Bloomberg - listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas no mundo
- London School of Hygiene & Tropical Medicine - gráfico que mostra o progresso dos projetos de vacinas
- Agência Europeia dos Medicamentos (EMA)
- Especial sobre o novo coronavírus / Covid-19
- Linha SNS24
- Direção-Geral da Saúde (DGS)
- Organização Mundial da Saúde (OMS)
- ECDC - Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças