Os números da Covid-19

Portugal com mais 5 mortes e 2.449 casos de covid-19 em 24 horas

Vista geral de uma rua da Baixa de Lisboa durante o recolher obrigatório do estado de emergência.

ANTÓNIO PEDRO SANTOS

Último balanço da Direção-geral da Saúde.

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 5 mortes e 2.449 novos casos de covid-19, segundo o relatório diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.101 mortes e 882.006 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje ativos 34.681 casos, mais 1.210 em relação a ontem.

O boletim da DGS revela que estão internados 509 doentes, mais 5 do que ontem.

Nos cuidados intensivos estão 113 doentes, menos 7.

Os dados indicam ainda que mais 1.234 doentes foram dados como recuperados, fazendo subir para 830.224 o número total de recuperados desde o início da pandemia em Portugal, em março de 2020.

As autoridades de saúde têm sob vigilância 53.260 contactos, menos 15 relativamente ao dia anterior.

Taxas de incidência e transmissibilidade

A incidência da infeção com o SARS-CoV-2 em Portugal continental está nos 176,9 casos por 100.000 habitantes e na totalidade do território é de 172,8, revelam dados oficiais.

De acordo com o boletim epidemiológico conjunto da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), o índice de transmissibilidade (Rt) está nos 1,14 em todo o território nacional e 1,15 em Portugal continental.

Os dados do índice de transmissibilidade e da incidência a 14 dias são atualizados à segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira.

Governo avalia situação pandémica e decide se são precisas medidas mais restritivas

O Conselho de Ministros vai avaliar a situação pandémica e anunciar os concelhos que recuam e se mantêm nos diferentes níveis de desconfinamento.

Na semana passada, ficaram em situação de alerta 25 municípios, 11 na Área Metropolitana de Lisboa que podem esta semana recuar e passar para o vermelho, juntando-se à capital, a Albufeira e Sesimbra.

Há também agora uma nova preocupação: o Norte, onde o número de casos aumentou 40% nos últimos dias.

Certificado digital covid-19 entra hoje em vigor

Mais de um milhão de portugueses já têm o certificado digital para facilitar a circulação na União Europeia e que entra em vigor quinta-feira, mas que, em Portugal, também permite o acesso a eventos culturais, desportivos e familiares.

Estes certificados começaram a ser emitidos a 16 de junho em Portugal e, desde então e até ao final de terça-feira, já foram disponibilizados cerca de um milhão de comprovativos de que o seu portador foi vacinado contra a covid-19, efetuou um teste com resultado negativo ou já recuperou da doença.

Mais de 3,9 milhões de mortos no mundo

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.940.888 mortos no mundo, resultantes de mais de 181,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Os países com o maior número de mortos são os Estados Unidos, o Brasil, México, Rússia, a Índia e França.

A covid-19 é uma doença respiratória causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

A grande maioria dos pacientes recupera, mas uma parte evidencia sintomas por várias semanas ou até meses.

Links úteis

Mapa com os casos a nível global