Um homem de 26 anos foi detido no concelho de Sintra por ser suspeito do crime de violência doméstica contra a ex-companheira, com quem tem dois filhos menores, divulgou esta quarta-feira o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP.
Em comunicado, o Cometlis refere que o homem foi detido na sexta-feira, durante uma operação que decorreu nos concelhos de Sintra e Cascais e que levou também à detenção da mãe e da avó do suspeito, por posse ilegal de armas.
De acordo com a PSP, o suspeito, de 26 anos, está indicado por agredir e injuriar a ex-companheira, de 22 anos, com quem tem dois filhos, de 4 e 5 anos, tendo também impedido a vítima de contactar com as crianças.
"Durante toda a relação com a vítima, o suspeito injuriava-a e acusava-a de ter diversos relacionamentos extraconjugais, chegando também a fazê-lo em redes sociais com o objetivo de a difamar. Além disso, também a terá agredido fisicamente, mesmo quando a mesma se encontrava grávida, apertando-lhe o pescoço e colocando-a fora de casa, ficando a mesma a dormir nas escadas do prédio", descreve a nota.
O homem acabou por ser detido na residência da mãe, no concelho de Sintra, onde as autoridades apreenderam uma espingarda e 10 cartuchos.
Por ser proprietária da arma e não possuir licença de uso e porte, a mãe do suspeito acabou por ser detida e notificada para comparecer em tribunal.
Também na casa da avó do suspeito, no concelho de Cascais, foi apreendida uma carabina de calibre 22, levando igualmente à detenção daquela familiar por posse ilegal de arma de fogo.
Ambas foram, entretanto, restituídas à liberdade.
Já o homem foi presente a primeiro interrogatório judicial, no Tribunal de Cascais, que lhe aplicou as medidas de coação de proibição de contactos com a vítima, afastamento controlado por vigilância eletrónica e apresentações semanais na esquadra da área de residência.
Por seu turno, os dois filhos do casal foram entregues à mãe por decisão do Tribunal de Família e Menores de Cascais.