Mundo

Uma em cada três mulheres é vítima de violência física ou sexual

Os dados são das Nações Unidas, que alertam ainda para uma enorme diferença entre os direitos das mulheres e os dos homens.

Loading...

10% das mulheres em todo o mundo vivem em pobreza extrema e uma em cada três vai sofrer algum tipo de violência física ou sexual durante a vida.

Segundo os dados mais recentes das Nações Unidas, as mulheres continuam a ser excluídas do mercado de trabalho e as que trabalham ganham menos do que os homens.

Sem direito a uma educação completa, trabalho digno, acesso a serviços financeiros ou, sequer, a poderem ser donas de uma terra, as mulheres perdem as ferramentas necessárias para poderem ter uma vida melhor.

Apesar de haver cada vez mais leis que defendem a igualdade de género e os direitos das mulheres, em muitas zonas, as guerras, a pobreza e as calamidades, levam os governos, e as sociedades, a exercerem pressão sobre as mulheres e a impedi-las de terem uma vida digna.

Apesar das mulheres serem metade da população mundial, em todos os parlamentos do planeta, apenas um quarto dos deputados são mulheres. E dos cerca de 190 países que existem, 113, ou seja mais de 60%, nunca tiveram uma mulher chefe de Estado. Portugal é um desses países.