Violência doméstica

Registados mais de 25 mil casos de violência doméstica este ano

A violência doméstica continua a aumentar e este ano a PSP e a GNR já registaram mais de 25 mil e trezentas ocorrências. Só a GNR registou mais de dez mil casos até meados deste mês.

Loading...

Desde o início do ano já morreram 18 pessoas vítimas de violência doméstica e mais de 25 mil casos chegaram às autoridades. Este domingo a Guarda Nacional Republicana publicou isoladamente os dados de 1 de janeiro a 15 de novembro.

Só a GNR contabiliza 10251 crimes relacionados com violência doméstica e 13 mortes. 11 mulheres e dois homens. Foram detidos mais de mil e trezentos suspeitos, 349 em flagrante delito e apreendidas 864 armas. 

Os distritos do Porto, Aveiro, Braga, Setúbal e Lisboa são os que apresentam o maior número de denúncias. Portalegre e Bragança relataram os valores mais baixos. A GNR vai promover várias ações de sensibilização para assinalar o 25 de novembro, instituído pelas Nações Unidas como Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. 

Foi criado com um único propósito: alertar para uma realidade que continua a afetar milhares de pessoas em todo o mundo. Segundo relatórios recentes há também mais idosos a sofrerem de violência doméstica. A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, já tinha auxiliado até agosto cerca de 1600 pessoas com mais de 65 anos. 75% eram mulheres.  

A Guarda Nacional Republicana relembra que a violência doméstica é um crime público, de denúncia obrigatória e de responsabilidade coletiva. E sublinha que se alguém precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência que participe por telefone através do número europeu de emergência, o 112.