Guerra Fria

Confiar ou não confiar nas Forças Armadas? As dúvidas de Putin e quem vai suceder à Wagner

No Guerra Fria desta semana, José Milhazes e Nuno Rogeiro analisam as escolhas de Putin para o seu próximo braço direito militar. E, ainda, a tentativa de se estabelecer um novo corredor com a Turquia que garanta o fornecimento de cereais, para colmatar as consequências da suspensão do acordo do Mar Negro

“Putin já não acredita em Shoigu, está perante os militares russo muito desacreditado”, afirma José Milhazes na análise feita esta semana às escolhas de Putin para quem vai suceder como o braço direito militar do líder russo. Já quanto ao estado do Grupo Wagner, Nuno Rogeiro acredita que Andrei Troshev, o homem que Putin gostava de ver suceder a Prigozhin, sempre procurou fazer um balanço entre o Estado russo e os interesses privados e surge como a melhor opção para aquilo que o líder procura. No seguimento do ataque às cidades portuárias de Odessa e Mykolaiv que levou à inevitável suspensão do acordo de cereais, é ainda discutido a segurança alimentar mundial. A ideia de Zelensky seria realizar um acordo com a Turquia que iria manter a Rússia de fora, mas o ministro dos negócios estrangeiros parece adiantar-se e reune hoje com o ministro turco. Ouça o programa Guerra Fria em podcast, emitido na SIC a 19 de julho.

José Milhazes e Nuno Rogeiro analisam a atualidade internacional. Todas as terças no Jornal da Noite da SIC e em podcast. Oiça aqui mais episódios:

Episódios