Rui Moreira garantiu a reeleição para a Câmara do Porto. O autarca eleito perdeu a maioria absoluta, mas festejou a vitória ao início da madrugada.
Os resultados finais foram conhecidos já passava das 04:00. O movimento independente que lidera passa de sete para seis vereadores.
Apesar da polémica, o autarca reeleito considera que o caso Selminho, trazido várias vezes para a campanha, não afetou o resultado.
"Fizeram-me o favor de explicar a situação vezes sem conta. Ao contrário do que alguns disseram foi completamente tema de campanha, as pessoas confiaram em mim."
O Partido Socialista mantém-se a segunda força política no Porto, mas não foi além dos 18%, perde assim um vereador: "Nós podemos confirmar que o Partido Socialista é o maior partido do Porto e que mantém o segundo lugar nas eleições e por isso manifestamos o nosso contentamento por vermos que continua a merecer a confiança de milhares de portuenses", disse Tiago Barbosa Ribeiro.
Já o PSD cresceu face ao resultado obtido em 2017. Mantém o terceiro lugar, mas passa de um para dois vereadores eleitos. Pela primeira vez, Bloco de Esquerda elege um vereador para a Câmara do Porto, enquanto a CDU assegurou o vereador que já tinha.
► SAIBA TUDO O QUE SE PASSOU NA NOITE DAS AUTÁRQUICAS
► QUEM GANHOU AS ELEIÇÕES NA SUA LOCALIDADE?
► VEJA MAIS:
- Autárquicas: o filme da noite eleitoral
- Jerónimo reafirma liderança do PCP: "Autárquicas não são determinantes no plano da definição da política nacional"
- Autárquicas: PSD conquista mais votos onde há menos centros de saúde por 100.000 habitantes
- Autárquicas: "Fernando Medina terá muitas dificuldades em recuperar" da derrota em Lisboa
- Eleições autárquicas: mulheres ganham 9% das câmaras municipais, menos do que em 2017