Infografias

INFOGRAFIA

Saiba em quem votar nas Europeias

A EUVOX 2014 é uma aplicação que permite aos eleitores escolher qual o partido que mais se aproxima das suas opiniões, nas eleições europeias. Uma iniciativa da Kieskompas em parceria com a Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, o Instituto de Políticas Públicas Thomas Jefferson-Correia da Serra do ISEG-UTLA e SIC Notícias.

A EUVOX 2014 é uma aplicação apartidária que pretende envolver os eleitores nas próximas eleições ao Parlamento Europeu; informando-os das opiniões dos partidos políticos e consequentemente do partido que mais se aproxima das suas preferências políticas.

Esta plataforma, extremamente acessível e fácil de usar, pergunta aos eleitores sobre a sua opinião em questões políticas e sociais cruciais, comparando-as depois com as posições dos principais partidos ou candidatos nestas eleições. A EUVOX 2014 informa os eleitores sobre que partidos competem nestas eleições e onde se posicionam em questões chave. Neste sentido, os eleitores podem tomar uma decisão mais informada e isto pode incrementar a participação no dia da eleição. Neste caso – em que temos uma versão pan-europeia para as Eleições Europeias –, os utilizadores podem ser informados acerca do sistema político europeu, dos temas mais importantes nestas eleições e das posições dos partidos nestes temas e no sistema político.

A EUVOX 2014 informa os votantes sobre as diferentes posições dos partidos políticos e faz uma correspondência entre as posições dos partidos e as preferências dos utilizadores, apresentando um resultado personalizado. A metodologia utilizada e a experiência dos investigadores envolvidos garantem a integridade e a qualidade desta AAV.

A Kieskompas sempre desenvolveu AAVs em colaboração com os peritos em política nacional, eleições e comportamento eleitoral, em cada país. Assim, a EUVOX 2014 Portugal foi desenvolvida em parceria com Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e o Instituto de Políticas Públicas Thomas Jefferson-Correia da Serra do ISEG-UTL, sob coordenação científica da Doutora Marina Costa Lobo.