A Baixa de Algés, no concelho de Oeiras, está esta manhã "intransitável" devido às fortes chuvas registadas durante a noite e consequentes inundações, anunciou o município, no distrito de Lisboa. Não há vítimas mortais mas várias pessoas foram retiradas de casa.
Estão também intransitáveis "a Avenida Marginal entre o Dafundo e Algés, a estrada 117, que liga Queluz de Baixo a Carnaxide, e a EN250 entre Barcarena e Queijas", indica o município numa nota divulgada na sua página da rede social Facebook, pedindo que os condutores tenham "a máxima cautela nas demais estradas do concelho".
Já na noite de segunda-feira a autarquia tinha anunciado o encerramento do Passeio Marítimo de Algés "por questões de segurança", devido ao mau tempo, incluindo a agitação marítima.
A Proteção Civil nacional apelou hoje de manhã aos cidadãos para restringirem ao máximo as deslocações por causa do mau tempo, que provocou durante a noite 275 ocorrências nos distritos de Lisboa e Setúbal e deverá manter-se até quarta-feira.
Num ponto de situação feito pelas 07:00, o comandante André Fernandes, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), alertou para os fortes condicionamentos de trânsito nos acessos a Lisboa, com inundações e lençóis de água que já obrigaram ao corte de dezenas de vias.
A circulação em várias vias e troços das linhas ferroviárias do Norte, Sintra e de Cascais está suspensa devido ao mau tempo que está a afetar o distrito de Lisboa com chuvas fortes, segundo a Infraestruturas de Portugal (IP).
Esta manhã os repórteres da SIC registaram imagens das ruas da baixa de Algés.
Muitas zonas estão intransitáveis e a estação de comboios está inacessível
Os trabalhadores estão nas ruas alagadas a tentar desimpedir para água escoar.
Deslizamento de terra no Dafundo causa queda de muro
A rua Sacadura Cabral está fechada porque houve um deslizamento de terra que derrubou um muro. Estavam vários carros estacionados, um ficou debaixo de uma árvore. Um poste de eletricidade entrou dentro de um apartamento, relata a repórter Joana Teixeira.
