Meteorologia

Calor extremo: termómetros vão ultrapassar os 40ºC em Espanha

Daqui a dois dias, é previsto que Espanha registe as temperaturas mais altas dos últimos 60 anos para o mês de abril. Cidades como Córdoba e Sevilha deverão ser as mais afetadas.

Calor extremo: termómetros vão ultrapassar os 40ºC em Espanha
Jose A. Bernat Bacete/Getty Imagens

Espanha prepara-se para uma onda de calor intenso e é esperado que as temperaturas ultrapassem os 40 graus. Os termómetros vão subir devido à massa de ar quente que vem do Norte de África e que vai cobrir a Península Ibérica.

As temperaturas mais altas deverão ser registadas daqui a dois dias em cidades como Córdoba e Sevilha, mas o risco elevado de incêndio foi decretado para todo o país.

A confirmarem-se esses valores, pode ser a temperatura mais alta alguma vez registada em Espanha num mês de abril. O que está a obrigar as autoridades espanholas a planear a abertura antecipada das piscinas públicas e ajustes nos horários das escolas.

Calor extremo também vai passar por Portugal

O mês de abril tem registado temperaturas mais elevadas do que o normal para a época do ano na Europa e Portugal não é exceção. Também por cá a semana vai terminar com os termómetros a chegarem aos 37ºC em algumas zonas do país.

O calor intenso começará a amenizar a partir da próxima sexta-feira, mas os termómetros vão continuar a registar temperaturas altas durante mais uns dias.