Meteorologia

Proteção Civil regista mais de 270 ocorrências, a maioria na região norte

Segundo fonte da ANEPC, as ocorrências foram sobretudo quedas de árvores, inundações, limpezas de via e quedas de estruturas. A chuva provocou inundações em Ovar.

Proteção Civil regista mais de 270 ocorrências, a maioria na região norte
Canva

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabilizou até às 22:30 desta quinta-feira 277 ocorrências relacionadas com o mau tempo, essencialmente na zona norte do continente.

Segundo fonte da ANEPC, as ocorrências foram sobretudo quedas de árvores, inundações, limpezas de via e quedas de estruturas, devido a situações de chuva e de vento fortes.

De acordo com a fonte, foi a zona norte do país a mais atingida, com casos pontuais também na zona de Lisboa e na península de Setúbal.

Estiveram empenhados nas ocorrências, nenhuma de gravidade ou com registo de danos pessoais, 1.137 operacionais apoiados por 398 meios terrestres.

Ruas de Ovar inundadas

Em Ovar, no distrito de Aveiro, choveu de forma persistente por volta das 15:00 desta quinta-feira e durante pelo menos 10 minutos.

Estas imagens foram recolhidas na zona do Furadouro, em Ovar. Apesar da água acumulada em muitos sítios, não houve estragos.

A ANEPC tinha alertado na quarta-feira para situações de chuva, trovoada e vento forte até sexta-feira.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a maior parte dos distritos do centro e norte do continente em aviso amarelo, que termina na próxima madrugada, devido à possibilidade de aguaceiros por vezes fortes, ocasionalmente de granizo, podendo ser acompanhados de trovoada.