Meteorologia

Risco de incêndio aumenta: termómetros podem chegar aos 40 graus no Alentejo

A subida das temperaturas resulta de uma massa de ar quente proveniente do continente africano e vai durar, pelo menos, uma semana. 14 distritos estão sob aviso amarelo.

Incêndio no Caramulo em 2013
Loading...

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou 14 distritos do país sob aviso amarelo devido à subida das temperaturas e a população, apesar de acautelada, não dispensa os cuidados de saúde. No Alentejo os termómetros podem chegar aos 40 graus e o risco de incêndio aumenta com estas condições meteorológicas.

A subida das temperaturas é mais preocupante para idosos e crianças, mas a população das zonas mais afetadas pela subida das temperaturas mantém alguns cuidados.

Beber água regularmente, aplicar protetor solar, ficar em casa nas horas de maior calor ou procurar sombras no exterior, são algumas das medidas que os habitantes de Portalegre dizem adotar durante os dias em que os termómetros disparam.

Em Portalegre os termómetros chegam, esta sexta-feira, perto dos 40 graus, tal como no Alentejo.

14 distritos sob aviso amarelo

Com 14 distritos do país colocados em aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, outra das preocupações é o risco de incêndio. A partir da sala de operações do sub-comando regional do Alto Alentejo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, é feita a monitorização dos pontos mais sensíveis do distrito de Portalegre.

O 2.º comandante João Vaz explica que durante este período do ano é essencial que as pessoas não façam churrascos em zonas de maior perigo, nem trabalhos agrícolas com maquinaria.

Calor deve-se a massa de ar quente proveniente de África

A subida das temperaturas resulta de uma massa de ar quente proveniente do continente africano e vai durar, pelo menos, uma semana. Temperaturas de verão, mas que não dispensam atenção acrescida, quer na população, quer na floresta.